TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O conhecimento pode ser visto como um conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema pré-existente. Isto significa que as informações são transformadas em conhecimento por meio da intervenção de pessoas, seja reconhecendo estas informações, seja integrando-as. O conhecimento está mais próximo da ação e está relacionado ao uso inteligente da informação (Davenport e Prusak). O conhecimento é uma relação entre o sujeito e o objeto (Becker – 2001)

Conhecer é transformar o objeto e transformar-se a si mesmo. O processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo. O conhecimento não nasce com o indivíduo nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói o seu conhecimento na interação com o meio – tanto físico, como social.

A origem do conhecimento é o trabalho humano, pois é construído socialmente, à medida que o homem, em suas atividades cotidianas, se depara com algum tipo de problema. Só há aprendizagem quando o homem, em suas interações com o mundo, supera desafios e transforma esta realidade.

Conhecimento é obtido pela interpretação, combinação e integração de várias informações que levam à compreensão da situação estudada.

Segundo Cruz, conhecimento é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento. Em outras palavras, conhecimento é saber o quê é e porque é.

Conceitos de GC

Muito se fala na grande importância de se obter cada dia mais a informação para crescimento profissional, no contexto a seguir veremos todo o conceito de gestão do conhecimento, a criação do conhecimento organizacional, sua importância para as empresas e como podem se utilizadas nas organizações na prática para que se obtenha todo esse conhecimento e sucesso na área profissional.

Conceito de conhecimentos:

O conhecimento é criado pela síntese do que aparenta ser oposto – isto é – conhecimento tácito e explicito. Além disso, o ambiente turbulento, incerto e complexo está inserido em nosso conhecimento tácito. De acordo com o modelo padrão de administração do conhecimento somos parte do ambiente e o ambiente faz parte de nós.

Conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, números ou sons e compartilhado em forma de dados, formulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.

Conhecimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável, pelo contrário, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultosos intuições e os palpites subjetivos estão sob a rubrica do conhecimento tácito. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do individuo, assim com nas idéias, valores e emoções que ele incorpora.

Conhecimento não é explícito ou tácito. O conhecimento é tanto explícito quanto tácito. O conhecimento é inerentemente paradoxal, pois é formado do que aparenta.

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na Informação. Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2003 com as de 1950 e veremos que houve uma mudança radical.

As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia.

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos.

Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.

Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom futuro dentro das empresas e consecutivamente tem um crescimento dentro da empresa.

“A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas”. Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica.

É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Para reter o conhecimento de um funcionário que por ventura virá a se afastar da organização, uma ótima saída seria fazer com os funcionários mais velhos de casa comecem a treinar os funcionários mais novos em diversos departamentos da organização. Isto deveria ser feito antes mesmo que o colaborador venha a deixar a empresa, ou até mesmo que ele se aposente.

Processo SECI

O pressuposto de que o conhecimento é criado por meio da interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito permitiu postular quatro modos diferentes de conversão do conhecimento. São eles:

1. De conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com