TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

__________________________________________________

Qualidade e Motivação no trabalho são importantes na vida de qualquer pessoa que atual como colaborador e também para a organização, pois funcionário e empresa devem caminhar de forma regular, para que tudo possa fluir. Os colaboradores precisam que algo os motivem, como uma ação positiva num ambiente de qualidade.

Existem projetos que trabalham a motivação e qualidade de vida no trabalho do colaborador, observa-se que, alguns levam um prazo maior e outros um prazo menor para implantação e desenvolvimento. Todo o conjunto que envolve a qualidade de vida no trabalho e a motivação deve ser programado pela empresa através da sua equipe de recursos humanos, envolvendo diretamente os seus colaboradores já que estes são importantes para lucratividade e qualidade de todo o produto.

Considerando todos os pontos abordados e relacionados a qualidade e motivação, neste considera-se os planos que podem contribuir para que as organizações desenvolvam atitudes que visem a satisfação dos seus colaboradores, assim uma pergunta se faz necessário: é possível descrever e manter um projeto de qualidade e motivação dentro de uma organização que trabalha co transporte e armazéns, já que a dinâmica do serviço prestado se torna diferenciada?

O primeiro capítulo descreve a problemática, o objetivo e a metodologia do projeto, neste foi abordado a questão que desencadeará as descrições, relacionadas a qualidade de vida e motivação em uma empresa de transporte e armazenagem, apresentando-se também o objetivo e a metodologia, pois este foi desenvolvido em algumas fases que possibilitaram o nosso entendimento sobre o assunto abordado.

O segundo capítulo trata da revisão bibliográfica, documentos que foram importantes para fornecer subsídios as nossas descrições inicialmente trabalharam-se, com dois documentos. O referencial teórico adotado como central no projeto foi à teoria de Chiavenato, mas utilizou-se outras terias chamadas aqui de referencial teóricos de apoio como por exemplo a teoria dos fatores de Herzberg.

O terceiro capítulo aborda-se um breve histórico da empresa analisada, onde tentou-se identificar se é possível desenvolver um projeto de qualidade e motivação devido a sua dinâmica.

Por fim, apresentam-se as considerações finais e perspectivas para este projeto, neste descreve-se a conclusão dos estudos e tenta-se através do que foi observado em caráter documental responder a questão inicialmente colocada.

CAPÍTULO 1: PROBLEMÁTICA, OBJETIVO E METODOLOGIA DO PROJETO

__________________________________________________

CONTEXTO DO PROJETO

Neste capítulo aborda-se a problemática, objetivo e metodologia adotada para consecução do projeto. Destaca-se o que coloca Carmelo:

A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. Baixa motivação falta de atenção, diminuição de produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na família, na sociedade e no sistema médico. (CARMELLO, 2007)

Se são ativos importantes, cabe as organizações de modo geral, valorizar a qualidade de vida de seus colaboradores, para que as empresas consigam equilibrar de forma regularizada a energia relacionada a produtividade.

PROBLEMÁTICA DO PROJETO

Considerando todos os pontos abordados e relacionados a qualidade e motivação, neste considera-se os planos que podem contribuir para que as organizações desenvolvam atitudes que visem a satisfação dos seus colaboradores, assim uma questão se faz necessária: é possível descrever e manter um projeto de qualidade e motivação dentro de uma organização que trabalha com transporte e armazéns, já que a dinâmica do serviço prestado se torna diferenciada?

OBJETIVO DO PROJETO

O objetivo do projeto é verificar como se pode desenvolver planos motivacionais, embasado nos estudos de Chiavenato e a Teoria de Herzberg, que trata de fatores intrínsecos e extrínsecos que podem gerar satisfação, incentivo e maior qualidade de vida a equipe, além de inúmeros benefícios para as empresas, como aumento de produtividade, lucratividade e ainda, equipes de trabalho mais harmônicas/entrosadas.

Com isso tenta-se identificar um programa de Qualidade e motivação aplicado as organizações gerando estratégias com o intuito de promover um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como a motivação e a qualidade pode ser saudável e estar diretamente relacionada qualidade e produtividade dos produtos ou serviços prestados.

Assim o objetivo é responder a questão, sendo que de forma específica pretende-se:

- Verificar as teorias que tratam da qualidade e motivação;

- Observar a qualidade e a motivação em uma empresa de transporte e armazenagem;

- Verificar se é possível estabelecer um plano para incentivar a qualidade e a motivação;

- Responder a questão inicialmente colocada.

METODOLOGIA DO PROJETO

O projeto foi elaborado através de uma pesquisa documental e de campo de uma pequena empresa que trabalha com eventos, a resposta relativa à questão do projeto foi colhida por meio das bibliografias escolhidas conforme consta nos referenciais bibliográficos. O referencial teórico e alguns artigos, foram importantes para subsidiar os apontamentos aqui registrados.

O projeto foi caracterizado pelos estudos presentes nos documentos consultados, alguns provenientes de estudos de caso, outros inteiramente bibliográficos. Este projeto será efetuado em algumas fases conforme descrito abaixo:

1. Estudo dos trabalhos e projetos existentes, relacionado ao tema: Transporte e Armazenagem - Qualidade e motivação dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com