TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Dissertações: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 9

Capítulo 1 – Definindo conhecimento e aprendizagem organizacional

DESAFIO PROPOSTO

A proposta tem como objetivo a aplicação dos conceitos de Gestão do conhecimento em uma empresa imaginária, a Brasil Motores S.A., que foi criada para simular muitos dos desafios reais e comumente encontrados nas empresas brasileiras. Ao final desta disciplina você conhecerá mecanismos avançados para a criação de conhecimento, que são estudados nas principais escolas de Administração do mundo.

Qual é o seu desafio?

Sua equipe foi contratada para trabalhar em um escritório de consultoria especializado em Gestão do Conhecimento. O primeiro cliente de vocês é um grupo de investidores que resolveu dar uma nova chance a uma empresa, que outrora foi próspera, mas hoje está em crise. Esta empresa é brasileira e fabricante de veículos: a Brasil Motores S.A. e o grupo de vocês foi contratado para orientar o seu pensamento criativo. A Brasil Motores foi criada como uma empresa familiar graças às idéias arrojadas de um engenheiro visionário, cresceu muito e teve seus dias de glória no passado: os revolucionários “jeeps Brasil” venceram ou estiveram entre os primeiros lugares em muitas competições importantes, entre elas o “Rallye do Pantanal”, o “Rallye da Serra do Mar” e o lendário “Rallye Pira-Cajamar”, entre outras corridas incríveis da década de 1970. Entretanto, as coisas mudaram. A Brasil Motores SA vem apresentando muitas dificuldades para sobreviver nos últimos tempos. Caíram as vendas de veículos e as montadoras estrangeiras estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional com seus novos modelos, “fora de estrada”, principal nicho de atuação da Brasil Motores S.A.Você e sua equipe têm um grande desafio pela frente: devem preparar a Brasil Motores para que recupere o prestígio da marca, aprenda a lidar com mudanças rápidas no ambiente externo, empreenda inovações, saiba se reinventar e inovar. Depois de um estudo de potencialidades do mercado e acreditando na boa fase da economia brasileira, um grupo de investidores resolveu dar uma nova chance à empresa e por este motivo vocês foram contratados. A missão de sua equipe, portanto, será a de orientar a criação de conhecimento nessa empresa na forma de novos produtos, processos e serviços. Os primeiros depoimentos e entrevistas com funcionários dão conta de algumas dificuldades enfrentadas e já sinalizam que ela não possui políticas claras de Gestão do Conhecimento.

Observe o que foi apurado neste início de consultoria:

- vive das glórias do passado, tem dificuldade para lidar com as mudanças dos tempos atuais;

- ignora a experiência dos funcionários mais antigos e não dá ouvidos aos mais novos;

- tem dificuldade para se diferenciar no mercado, seus produtos nascem defasados;

- não é capaz de estabelecer interações criativas com seus fornecedores e clientes.

A única imposição que o grupo de investidores fez à sua consultoria é que sejam respeitadas as seguintes restrições: a Brasil Motores S.A. deve criar veículos especiais do tipo “fora de estrada”, ecologicamente atualizados e que sejam destinados ao público feminino. Vocês não devem esquecer de que foram contratados para viabilizar as mudanças necessárias e assim garantir o futuro da empresa. As ferramentas disponíveis são os conceitos da disciplina Gestão do Conhecimento que trataremos neste semestre.

Mãos à obra!

TAREFA 1

Aula Tema 01: Definindo conhecimento e aprendizagem organizacional.

1. Debata com a sua equipe o que pode ser feito para lidar com os seguintes problemas de comunicação da Brasil Motores S.A.:

a) os funcionários de todas as áreas têm dificuldade para encontrar a informação de que necessitam.

b) A empresa tem um histórico de muitos sucessos e de alguns insucessos em projetos que desenvolveu, mas não há documentação clara sobre essas experiências.

2. Escrevam um relatório de até 20 linhas descrevendo como aproveitar melhor as informações que circulam na empresa para gerar novos conhecimentos, no sentido de minimizar as dificuldades apontadas no cenário da empresa Brasil Motores S.A..

Dica: parta da idéia de que gerenciar informações não é o mesmo que gerenciar conhecimento!

Capítulo 3 – Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.

DESAFIO PROPOSTO

Lembre-se:

I - A equipe aplicará os conceitos de Gestão do Conhecimento em uma empresa imaginária, a Brasil Motores S.A., com o objetivo de orientar a criação de conhecimento nessa empresa na forma de novos produtos, processos e serviços.

II - Em cada aula tema há tarefas que ajudarão na construção do conhecimento necessário para o desenvolvimento do resultado final.

III – A cada aula tema você tem responsabilidades individuais para cumprir, de modo a colaborar com a equipe na execução do trabalho. Converse e organize com seus colegas a melhor forma de praticar as tarefas propostas por aula tema.

TAREFA 3

Aula Tema 03: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional.

1. O trabalho de assessoria na Brasil Motores começou bem, existe disposição para implementar as idéias de Gestão do Conhecimento, recuperar o entusiasmo dos funcionários e tornar a empresa mais arrojada e inovadora. Uma tarefa importante é prosperar a valorização do conhecimento tácito, semente de conhecimento novo, que está disperso entre os funcionários e precisa ser aproveitado. Discuta com seus colegas uma situação possível de criação de conhecimento novo na Brasil Motores. Por exemplo, como um conhecimento tácito de um operário da linha de produção pode contribuir para uma inovação em alguma parte do processo.

Exemplo: Um funcionário especialista na montagem dos bancos considera que mesmo um veículo fora de estrada deve ter certos itens de conforto. Ele comenta com um colega no café que um deles seria a regulagem de altura dos assentos dos bancos, porque, na média, as mulheres são mais baixas do que os homens.

2. Façam um esquema ou desenho onde apareça cada um dos quatro processos de uma espiral do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com