TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Exames: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

CURSO DE ADMNISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO

As páginas a seguir trarão o desafio de gestão do conhecimento. Nelas estão inseridos os principais conceitos ligados a gestão do conhecimento, bem como a explanação diversos artigos pesquisados na internet.

Etapa nº 1

PASSO 3

O conhecimento é formado por dois componentes: o conhecimento tácito e o explicito. O conhecimento tácito é adquirido ao longo da vida, adquirido através da experiência corporal do individuo, valores e emoções que incorpora ,é de difícil formalização tornando de comunicação e compartilhamento dificultoso. Já o conhecimento explícito é expresso por números ou sons,é compartilhado na forma de dados e formulas cientificas , podendo ser rapidamente transmitido aos indivíduos formal e sistematicamente.

A espiral do conhecimento é a interação dinâmica entre conhecimento tácito e explicito. As duas vertentes atuando cumulativamente e cooperando em um processo.

PASSO 4

O conhecimento é ferramenta primordial na sociedade em que vivemos: Sociedade do Conhecimento. O conhecimento é força motriz, é gerador de vantagens competitivas, sendo responsável pela manutenção de empresas na posição de destaque no mercado. Ele produz vantagem de forma sustentada e revela-se o grande trunfo no século XXI no mundo dos negócios, suplantando fatores ora vistos como diferenciais.

PASSO 5

É crucial que em uma organização o aprendizado seja constante, seja compartilhado e tenha ferramentas que o façam produzir resultados esperados.

PASSO 7

Além da visão de NONAKA e TAKEUSCHI podemos destacar a visão de SVEIBY sobre gestão de conhecimento; para SVEIBY a gestão de conhecimento é a arte de criar valor a partir dos artigos intangíveis da organização.

ETAPA Nº 2

PASSO 1

No vídeo postado no site you tube vemos o senhor Waldez Luiz Ludwig fala da importância da aprendizagem para as empresas, ressaltando que para as empresas sobreviverem no mundo de hoje é necessário aprendizagem para não ficar para trás e obterem vantagem visando maximização de resultados.

PASSO 2

No artigo publicado na revista EXAME, nota-se que o tema gestão do conhecimento está se tornando muito importante, crescendo muito no Brasil ,com especial destaque para São Paulo onde foram realizadas várias palestras com a temática gestão de conhecimento.O artigo fala que não basta ter inteligência é preciso usá-la ;e um bom sistema de gestão do conhecimento é um propulsor que serve para tornar o uso da inteligência em um importante elemento na obtenção de resultados.

PASSO 3

O artigo relata uma tendência mundial nessa era de globalização; essa tendência é a terceirização de mão-de-obra, um aspecto perigoso pois ao repassar a tarefa de administração da relação com seus funcionários a terceiros, a empresa ao afasta-se das relações com seus funcionários deixa de desenvolver talentos, fator primordial e de vantagem competitiva.

PASSO 4

A tecnologia de informação é destacada como ferramenta fundamental na gestão dos negócios, atuando em todos os setores de uma empresa, maximizando lucros, trazendo resultados superlativos e de certa forma conduzindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com