TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Av. Armando Pannunzio, 1478 – Jd Vera Cruz – Sorocaba/SP – Tel (15) 30319300

ADRIANA LEANDRO SIMÕES – RA 6822473502

ATIVIDADES COLABORATIVAS

Atividade referente a disciplina de Gestão do Conhecimento do 1º semestre do Curso Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera. Orientação da Profª Glaucia Marins Moreira realizada pela aula virtual.

SOROCABA, ABRIL DE 2013.

03

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem como objetivo mostrar quais dificuldades que a Empresa Brasil Motores S.A vem enfrentando, bem como algumas sugestões, para que haja melhores desempenhos tanto por parte dos funcionários como da chefia, sendo: valorização dos empregados, condições para recuperar o entusiasmo, proporcionando ambientes Ba, criação de um cluster. Com isso proporcionar solução as problemas que a empresa vem enfrentando.

04

ATIVIDADES COLABORATIVAS:

AULA TEMA 1 – Definindo conhecimento e aprendizagem organizacional

Realizada apresentações entre os integrantes do grupo. Que foi informado nome, unidade, cidade em que estuda e o que gosta de fazer. Pergunta: Qual dado da equipe que pode ser uma informação? Entendo que nome, unidade e cidade são dados de uma informação. Assim podemos nos basear para termos contatos.

05

AULA TEMA 2 – A empresa criadora de conhecimento

Empresa: BRASIL MOTORES S.A – “JEEPS BRASIL”

Missão: orientar a criação de novos produtos, processos e serviços.

Dificuldades: - com as mudanças atuais;

- em não utilizar as experiências dos funcionários mais velhos;

- em não ouvir as idéias dos funcionários novos;

- em saber diferenciar no mercado;

- em estabelecer interações criativas com os funcionários.

Como reter na empresa o conhecimento de pessoas que se aposentam?

1º Valorizando o funcionário, havendo comprometimento e identidade com a missão da empresa.

2º Utilizando de símbolos, imagens para inspirar a criação de novos modelos de automóveis.

3º Envolver todos os funcionários na criação do conhecimento tanto tácito como explicito. Alguns exemplos: organização, responsabilidade, educação, respeito, limpeza, humildade, reconhecimentos, perseverança, persistência, vontade, criatividade, fé.

06

AULA TEMA 3 – Teoria da criação do conhecimento organizacional

O que seria gestão do conhecimento? Podemos dizer que é o processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento com os propósitos de atingir a excelência organizacional. Assim como o conhecimento é a utilização de informação e dos dados ajustada ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivações.

Daremos cinco condições organizacionais para que a empresa possa gerar conhecimentos:

Intenção – mostrar um sentido que promova comprometimento: ser líder de qualidade, inovar, lucratividade da industria, encorajar os funcionários motivando-os e focando-os no desenvolvimento sustentável;

Autonomia – permitir que os funcionários tenham liberdade de expressão e criação. Proporcionando o aumento do compartilhamento de informações entre setores.

Redundância – onde os funcionários possam ter conhecimento de outras repartições da empresa e poderem transmitir seus conhecimentos, opiniões e idéias, aumentando o canal de comunicação.

Variedade – proporcionar aos funcionários canais de informações eficientes por meio de redes de comunicação, que permitam aos funcionários terem conhecimento multifuncional.

Flutuação & caos criativo - fazer com que os funcionários com suas duvidas, ambigüidades, possam ter uma idéia de crise, tendo cuidado com a pseudocrise, provocando uma tensão criativa ao propor metas desafiadoras.

07

AULA TEMA 4 – Criação do conhecimento como processo sintetizador

Para podermos ajudar a empresa criaremos o três ambientes Ba. O que seria isto? É um local (ambiente) onde os funcionarios possam interagir com outros funcionarios e o proprio ambiente, aplicando a criação dos conhecimentos da ação de resolver problemas, compartilhando informações, ideias. É da cultura japonesa, sendo um pouco dificultoso para nos ocidentais, mas que é bom para criação do conhecimento. Os ambientes podem ser: físico, virtual e mental, ou uma combinação de todos.

AMBIENTE FISICO – sala de reunião.

08

AMBIENTE MENTAL – ao ar livre, em contato com a natureza.

AMBIENTE VIRTUAL – locais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com