TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos e evolução da Educação Corporativa

Tem como objetivo principal fazer um balanço sobre a evolução do tema Educação Corporativo no Brasil e estimular uma reflexão sobre a mesma como um sistema de desenvolvimento de pessoa por meio de gestão de pessoas por competência.

Enquanto o conhecimento sistematizado sem sombra de duvida, o surgimento do livro da Jeanne Meister, pelo Makron Books, em 1999, mesmo ano, também foi lançado o livro Brasileiro Intitulado Universidades Corporativas; Educação para as empresas do século XXI.

Certamente já existiam casos de Universidades Corporativas (UCs) no país, mas ainda eram experiências pontuais. A primeira experiência de implantação registrada foi a da Academia Accor, em 1992. Ao longo desses anos, o assunto ganhou notoriedade no Brasil, tanto no mundo corporativo (publico e privado) quanto o acadêmica .A partir de 2000 tornou-se expressivo o crescimento de casos de UCs no Brasil.

Do ponto de vista acadêmico, um fato marcante foi, em 2001, ocorreu a primeira defesa de tese de doutorado (‘As universidades corporativas no contexto do ensino superior), no departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), de Cristiane Alpersteat, orientada pelo Prof. Guilherme Ary Plonski. Atento a esse fato, o ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) coordenou, no final de 2003, a primeira Oficina de Educação Corporativa, com o objetivo principal de iniciar uma reflexão importante e urgente. A EC contribui efetivamente para o desenvolvimento do país.

Tendo em vista o notável crescimento das atividades de EC no Brasil, a evolução natural deste movimento foi associativismo, nascendo assim a Associação Brasileira de Educação Corporativa (ABEC), em Maio de 2004, atualmente denominada AEC Brasil.

Esse crescimento acelerado ressalta a urgência, de se conhecer melhor essa realidade brasileira, um elemento restrito para uma ampla pesquisa sobre o tema referia-se a dificuldade de mapear as empresas do Brasil. Na sequencia, viu-se expandir significam entre a produção do conhecimento e das publicações sobre o tema no Brasil. No que se diz respeito a cursos e programas, a disciplina EC também passou a integrar os conteúdos dos principais Programas de MBA e Programas de Pós Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado), sem contar a existência de cursos de extensão, especialização e MBA específicos do tema.

Em 2008 a primeira edição do Premio Educação Corporativa, promovido pelo MDIC, através da Secretaria de Tecnologia Industrial e em parceria com a AEC Brasil.

Grandes Eventos com apresentação de casos de sucesso para compartilhar melhores praticas em Educação Corporativa também proliferaram ao longo desses anos, sempre com auditórios lotados, o que demonstra o interesse crescente pelo assunto.

Compartilhar o conhecimento e trocar experiências é muito importante, mas é fundamental, para consolidar o avanço sobre o tema. No âmbito do mundo corporativo houve expansão de experiências, tanto em termos de quantidade como o de qualidade.

O saldo dos balanços das atividades de EC depois de 10 anos inquestionavelmente é muito positivo, mas isso não significa que não haja muito trabalho pela frente para incorporar e consolidar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com