TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Dissertações: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

EMPRESA QUE APLICA A GESTÃO DO

CONHECIMENTO

As empresas que praticam a gestão do conhecimento são as organizações que contam com uma estrutura focada no conhecimento e não no capital.

Em sua forma mais desenvolvida, apresenta-se como a capacidade de chegar a novas descobertas com base no aprendizado. Na busca de melhoria de desenvolvimento das organizações favoráveis, processo de localização , extração, partilha de conhecimento, assim também através das ferramentas e tecnologias de informações e comunicação.

As empresas que aplicam a gestão do conhecimento se aprofundam no processo de globalização caracterizada pela internacionalização das economias e nas informações tecnológicas para recuperar e disseminar informações. O desenvolvimento de redes de computadores e softwares de gerenciamento para facilitar e organizar seus planos e reduzir seus custos operacionais.

A mudança do paradigma industrial para o paradigma do conhecimento ou da onda industrial ou da onda do conhecimento, exige também mudança na forma de se gerenciar as organizações . Ao constatar que muitas organizações dependem do conhecimento e tem nele o seu maior valor.

a importância da gestão do conhecimento para as organizações

A incorporação de inteligência a um conjunto crescente de produtos e serviço, o que por sua vez provoca um declínio relativo na importância dos ativos convencionais (capitais físicos) como geradores de riqueza e atribui maior peso aos ativos intangíveis (softwares, patentes, royalties, marcas, relacionamento, talento, habilidades, experiência, etc).

A mudança na forma de se gerenciar as organizações. Ao constatar que muitas organizações dependem do conhecimento e têm nele o seu maior valor, o gerenciamento ativos intangíveis vem ganhando espaços tanto na literatura quanto nas praticas organizacionais.

Um exemplo elucidativo da importância do conhecimento na produção de bens é o caso da Nike. Castro (2001) relata que a “a Nike não produz nenhum tênis, embora seja a maior empresa de tênis do mundo. Ela faz design, desenvolvimento, marketing e logística.”

Para ressaltar esse novo impacto deste novo paradigma produtivo, a autor acrescenta que “ um estudo demonstrou que o somatório dos salários de milhares de trabalhadores de grande fábrica que produz os tênis na indonésia é inferior ao o que recebem onze ou doze diretores da Nike em Nova York.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com