TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Tese: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

Fase 1

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que pode ser notado em agilidade e rapidez, porque a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois nem só o conhecimento numa empresa a torna competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença.

Com a Gestão do Conhecimento temos projetos para todos colaboradores, a importância do treinamento, para todos participantes ativos ou receptivos serão beneficiados pela estratégia a premiação como forma de reconhecimento e comunicação.

Conceito de Gestão

Com base no material utilizado para fazer a ATPS o grupo chegou na conclusão que GESTAO DO CONHECIMENTO e identificar criar e inovar, visando aplicar conhecimento estratégicos na empresa nas organizações ,o conhecimento deve ser disseminando de forma que todos os colaboradores tenham acesso ,Com isso diminui a possibilidade do conhecimento centralizado possibilitando que varias pessoas domine as mesmas competências.

Favorecendo a criação de conhecimento novo na empresa

Os processos gerenciais estão em constantes mudanças. Antes existia uma supervalorização das maquinas e seus mecanismo, quando na verdade as maquinas nada mais fazem que executar processos pré estabelecido por um humano, o que as tornam um meio de execução sem potencial para criar. É de suma importância que seja avaliado e adequado as praticas através de um diagnostico assertivo dos processos a fim de acompanhar o mercado. As empresas devem estar atentas as pesquisas de mercado, o que dizem os apontadores e aos avanços da tecnologias, pra se apropriarem de elementos que possibilite nortear o investimento intelectual na organização. Para as empresas que visam criar novos conhecimentos, é inevitável investir em profissionalização, capacitação, reciclagem e treinamento aliado apraticas e valores.

Favorecendo apropriação do conhecimento

Com o devido compartilhamento por parte da empresa. Para isso a instituição pode lançar mão de ferramentas de gestão como: profissionalização, capacitação, reciclagem e treinamento.

Retendo conhecimento do funcionário que se afasta da organização

A empresa deve dissemina a informação para todos os colaboradores, assim multiplicando o conhecimento a ponto de caso um funcionário com alto nível de conhecimento se afaste a empresa não fica fadada ao insucesso, pois a equipe poderá assumir com o conhecimento adquirido do colega afastado.

Os quatro passos da conversão do conhecimento

• Socialização –Compartilhamento de experiência, criando conhecimento tácito.

• Externalização- Quando o conhecimento tacido é transformado em explicito.

• Internalização – é o processo de aprender fazendo da forma do explicito para o tácito por meio verbais diagramas etc.

• Combinação- é quando o conhecimento explicito interno entra em contato com o externo formando um novo conhecimento.

Desenho dos processos de conversão do Conhecimento

Fonte : http://blog.newtonpaiva.br/pos/e8-ad04/

A importância do conceito de Espiral do Conhecimento e inovação

Com a socialização existe uma troca de conhecimento onde o tácito é convertido para explicito através da socialização, onde indica uma combinação, ou seja, são inseridos novos conhecimentos, que passam a ser capital intelectual, manuais, normas e outros, é quando acontece a espiral do conhecimento e consequentemente inovação.

Inovar significa renovar, introduzir algo novo ou diferente do existente.

A inovação a princípio parece estar presente em todas as atividades em nossas ações e condutas, o que percebemos é que as empresas através de seus profissionais tem procurado adquirir mais conhecimentos sobre inovação, gestão da inovação seus conceitos e aplicações principalmente como forma de aumentar a competitividade e diferenciação no ambiente de trabalho.

Benchmarking sobre conceito de Gestão do conhecimento

Organização l

I - O que entendem por Gestão do Conhecimento e como aplicam no dia-a-dia.

R- Gestão do conhecimento e a estruturação das atividades organizacionais para gerar, criar, transformar, disseminar e implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída aos colaboradores

II - cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

R: Competências aprendizado conhecimento estimulo e objetivo.

III -Ambiente-BA

R: O espaço Ba e definido como um campo de estudo e compartilhar as informações do conhecimento essências as empresas que buscam tornar seu processo produtivo excelente e inovador

Espaço BA

Individual Coletivo

IIII- Quais são as barreiras do Conhecimento?

R: Falta de ferramentas para elaboração do projeto

Resistência por parte dos colaboradores a receber as informações

Disponibilidade de um bom espaço para aprendizagem

Organização lI

I - O que entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia.

R: Que gestão do conhecimento é todo o conhecimento adquirido para tornar a organização um pouco mais favorável ao mundo tecnológico, pois sem que haja um pouco mais de conhecimento ficara um pouco difícil de ordenar e coloca-las em praticas no seu dia a dia.

II - cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com