TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Definição de Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento é o processo de criar continuamente novos conhecimentos, o que faz com que haja uma mudança no interior da organização.

Hoje as empresas estão cada vez mais competitivas, e se destaca mais a que tiver o melhor diferencial, a melhor estratégia, investindo em tecnologia, informação e recursos para que os colaboradores estejam sempre em competitividade.

A competitividade é importante para as empresas consigam solucionar todas as necessidades, e com os investimentos e esforços no conhecimento, conseguindo mapear seu capital intelectual e também compreender que podem agregar valores além dos financeiros, valores culturais e valores humanos, junto com a tecnologia, tende-se uma visão de maiores possibilidades, partindo da criatividade que todo ser humano tem.

• A Gestão do conhecimento está intrinsecamente ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado. (TERRA, 2004)

Em pesquisa ao site www.administradores.com.br, a gestão do conhecimento tanto em setores públicos ou privados, necessita de pró-atividade e reinventar-se a cada dia, tornado assim um benefício a favor da organização e também para o próprio colaborador.

Conforme ressalta Nonaka (2013), “ Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento”. Uma empresa precisa entender e internalizar a gestão do conhecimento nos seus mecanismos de trabalho e transferir este conhecimento para os colaboradores de maneira mais eficaz que seus competidores.

Inkpen (1998) ressalta, “A criação do conhecimento representa um processo em que o conhecimento dos indivíduos é amplificado e internalizado como parte fundamental da gestão do conhecimento organizacional”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com