TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Dissertações: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Enfocaremos neste, conceitos sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Dentro do que implica o comportamento organizacional esta a eficiencia e a eficácia.

EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.

EFICÁCIA é: a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão. As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de fazer certo as coisas certas.

CAPITULO 1

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – PRINCIPIOS

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Cabe aos gestores da organização uma dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, para melhor aprimoramento do trabalho dos lideres e possibilita a estes a probabilidade de prever, e, sobretudo evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. A necessidade de mudanças traz um impacto a todos os colaboradores dentro de uma organização, sabemos que no mundo globalizado as empresas vêm buscando acompanhar as inovações que vão surgindo, para a melhoria de seu pessoal busca através da motivação, liderança, satisfação com trabalho etc.

SISTEMAS ABERTO E FECHADO DE CO

O Sistema Aberto é complexo de elementos em interação e intercâmbio continuo com ambiente. A organização reage a seu ambiente adequando a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas e estrutura. Para Moreira (2002) “Os Sistemas Abertos são conjuntos de elementos interdependentes e intergentes que formam um todo organizado que necessita de interação com meio para que possam acontecer.

O Sistema Fechado é entendido como os que não mantêm relação de interdependência com ambiente externo. Para Chiavenato (2003) “a denominação sistema fechado é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programado e que operam com pequeno e conhecido intercambio de matérias e energia com meio ambiente”.

QUADRO DO SISTEMA ABERTO E FECHADO

SISTEMAS ABERTOS

• Constante interação dual com ambiente influencia e é influenciada;

• Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução

• Sob certas condições ambientais

• Compete com outros sistemas.

SISTEMAS FECHADOS

• Não interage com ambiente;

• Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre

• Seu estado original ou inicial;

• Não compete com outros sistemas.

CAPITULO 2

PESQUISA REALIZADA COM 20 PESSOAS SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO

COM 5 PESSOAS FAIXA ETARIAS DE 25 A 30 ANOS

" novas ideias "

COM 2 PESSOAS FAIXA ETARIA DE 30 A 34 ANOS

"mudanças"

COM 8 PESSOAS FAIXA ETARIA DE 35 A 42 ANOS

"fazer algo novo "

"melhorias no negócio"

"nova prática"

COM 5 PESSOAS FAIXA ETARIA DE 43 A 55 ANOS

"um uso novo para algo que já existe "

"melhorias para algo que ja existe "

"tornar novo"

Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. No Brasil há muitas pesquisas bem vistas na area de inovação tecnologica,más precisa sair da teoria e partir para a prática .Varios empases impede que essas pesquisas cheguem ao mercado .

A educação foi uniformizada e isso é um veneno para o espírito inovador". Segundo o diretor-presidente da Universidade de Santo Amaro, Ozires Silva - que foi um dos fundadores da Embraer, em 1969 -, o principal entrave para a inovação brasileira é o ambiente empresarial e financeiro. "A carga tributária ultrapassa 40% do PIB. Temos uma burocracia amarrada. Não se trata só de dificuldades ligadas a impostos. Vivemos um ambiente de hostilidade para a inovação" Quando se fala em mudanças gera resistencias, não de todos mas ao menos a maioria ,pois acreditam que vai enterferir em seu ambiente , em sua maneira de trabalhar , mas acredito que tudo na vida precisa ter capacitação ,precisa acompanhar as mudanças que o mundo esta vivendo para conseguir lhe dar com as exigências que elas trazem. E no brasil ainda há essas resistências e burocracias que interferem o crescimento tecnológico.

Muitas empresas – sejam de bens de consumo ou serviço, tecnologia de ponta ou não, ou competidores que atuam em ambientes corporativos de mudanças rápidas ou de evolução lenta – enfrentam agora o dilema da inovação. Manter-se próximo do cliente é imprescindível para o sucesso, mas o crescimento e o lucro de longo prazo frequentemente dependem de uma fórmula de gestão muito diferente. CAPITULO 3

TRABALHO EM EQUIPE-UMA VANTAGEM COMPETITIVA

A imagem é clara ao mostrar que faltou verdadeiro trabalho em equipe , a equipe estava formada mas faltou clareza em que era para ser feito, provavelmente por falta de um lider que desse a direção clara para todos . Ou até mesmo a individualidade que cada um fazer o que queria , ou que se achava ser o correto sem ao menos discutir em grupo o que seria melhor para empresa e para todos. Dessa forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com