TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de Cluster

Cluster é considerado como um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços. A competição acirrada no mercado pressiona as firmas a buscarem mecanismos que as diferenciem e proporcionem vantagem competitiva. Um dos resultados dessa busca é a adoção da associação de firmas como modelo organizacional: o cluster.

São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infraestrutura e desenvolvimento social.

Os aspectos relacionados ao processo de aglomeração – cluster - envolvem algumas componentes inerentes ao processo e que o caracterizam, tais como: localização geográfica, articulação, cooperação e difusão de informação. Por se encontrarem na mesma localização geográfica, tal aproximação das firmas facilita as relações, ou seja, estimula a integração dos participantes do cluster. Bernardes (2000) salienta que a proximidade gera ambiente favorável à inovação e desenvolvimento tecnológico. A articulação diz respeito às relações intensas entre os elos do cluster (as firmas), facilitado pela localização geográfica, proporcionando sinergia entre as partes e resultados para o aglomerado. Esta interação permanente pode estimular a cooperação entre firmas.

A cooperação pode ocorrer entre as firmas e seus distribuidores, fornecedores e até mesmo seus concorrentes, tendo em vista os benefícios coletivos que podem ser alcançados. Muitas vezes, esses benefícios podem ser bem maiores do que se cada firma os buscasse individualmente. Olave e Amato Neto (2000) acrescentam que a busca por cooperação inter-firmas ocorre visando o acesso rápido a novas tecnologias e a inserção no mercado

Quando estimulada, a colaboração inter-firmas ocasiona o compartilhamento de informações e de riscos. O ciclo de conhecimento proposto por Choo (2003) toma como base e explora o modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). O autor desenvolve seu modelo em três arenas, criação de significados, construção de conhecimentos e tomada de decisão, que são interligadas, mantendo um contínuo fluxo de informações entre elas.

Deve-se observar que em um cluster, existe a competição, fator inerente à natureza das empresas e a cooperação, componente básica inerente ao formato de cluster. As firmas vão competir por mercados, ao mesmo tempo em que cooperam entre si para atingirem objetivos em comum ou complementar. Portanto, na GC em um cluster, em que o compartilhamento é uma das ideias centrais de tal abordagem, deve-se considerar o fator cultural que envolve os participantes do aglomerado. O aspecto cultural pode ser um fator limitador da GC, se as firmas não estiverem preparadas e comprometidas para participarem do processo de forma aberta e baseada em confiança, compartilhando informações, ainda que consideradas estratégicas. Ainda no âmbito comportamental, é importante destacar a implantação da GC em um cluster como uma mudança organizacional que pode alterar significativamente o desempenho da empresa, através do processo de mudança de hábitos dos colaboradores. Estes, por sua vez, podem considerar essas mudanças como negativas prejudiciais e até mesmo como forma de diminuir seu poder de barganha, resultando em resistência à implantação do processo de GC, comprometendo os resultados. Por fim, pode-se mencionar a adoção de estrutura burocrática, caracterizada por sua rigidez de processos, como fator limitador na fase de criação do conhecimento. Todos esses fatores limitadores podem ser minimizados com atuação direta da liderança e apoio da alta direção da empresa. A ideia de cluster baseada em modelo organizacional com foco na associação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com