TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Emerson Alexandre Herreira RA: 383495

Reilton Rocha da Silva RA: 386415

Fernando Leite Fernandes RA: 385091

Juliano Barbosa Duarte RA: 367182

GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Professor Me. Décio Henrique Franco

Professor Me. Marcio Luis Carreira

Aquidauana 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Emerson Alexandre Herreira RA: 383495

Reilton Rocha da Silva RA: 386415

Fernando Leite Fernandes RA: 385091

Juliano Barbosa Duarte RA: 367182

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Professor Me. Décio Henrique Franco

Professor Me. Marcio Luis Carreira

Atividade Prática Supervisionada da disciplina gestão do conhecimento sob a orientação do professor Erlon Vinicios Torquato Junqueira.

Aquidauana 2012

Sumário

Introdução

1. Conceito de gestão de conhecimento______________________________________5

2. Aplicação da gestão do conhecimento ____________________________________6

3. Concorrência global___________________________________________________9

Considerações finais_____________________________________________________12

Bibliografia____________________________________________________________13

INTRODUÇÃO

Esta ATPS tem como objetivo fazer uma discreta abordagem do tema gestão do conhecimento, tema este presente no dia a dia das empresas que estão um passo a frente na gestão dos seus recursos.

O teste de uma inteligência diferenciada é a capacidade de manter suas ideias opostas em mente, ao mesmo tempo, e ainda manter a capacidade de funcionar.

As empresas líderes utilizam o paradoxo como pedra angular do sucesso, e o que é mais brilhante em toda essa transformação é a capacidade humana de reeditar teorias e pensamentos.

.

1. Conceito de Gestão do Conhecimento.

A melhor maneira para edificar a criação do conhecimento novo em uma organização é antes de tudo a utilização de seus paradoxos.

As empresas odeiam dois tipos de funcionários; aqueles que não fazem nada e aqueles que só fazem o que se manda. Na verdade, vivemos a passagem da sociedade industrial, onde Taylor prescreveu métodos para aumentar a eficiência da produção, para a sociedade do pensamento onde a informação é propagada de forma natural e espontânea.

A sociedade do conhecimento cultiva o paradoxo, as contradições, as dicotomias, e os dilemas. Todo conhecimento nasce de ideias contrarias e as empresas que o utilizam como aliado despontam na economia global.

Tornar o conhecimento pessoal disponível para os outros é atividade central da empresa criadora de conhecimento. E é neste contexto que o conhecimento, ou melhor, que a Gestão do Conhecimento (KM, do inglês knowledge massagement) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas.

Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estimulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas “saber muito” sobre alguma coisa não proporciona, por si, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz a diferença. A criação implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem, disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.

O conceito de Gestão do Conhecimento parte da premissa de que todo conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos, e no coração dos departamentos, pertence também a organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo conhecimento presente na organização.

O conhecimento é formado por dois componentes dicotômicos e aparentemente opostos.

 O conhecimento explicito: que pode ser rapidamente transmitido ao indivíduo através de manuais, formulas cientificas, números e sons.

 O conhecimento tácito: esta ligado as experiências do indivíduo, sua historia, sua formação, seu berço, suas desilusões, seus acertos e erros.

As organizações criam e utilizam o conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito e vice-versa. A literatura deu o nome a este ciclo de modelo de SECI. O modelo possui quatro modos de conversão.

O processo de criação denominado SECI, ilustrado na figura 1 é abordado por Nonaka & Toyama (2003) firmando que o conhecimento é criado mediante a contradição dos recursos internos e o ambiente. Uma vez que, não foca apenas internamente, como no caso da visão baseada em recursos, mas foca também o ambiente externo em que a organização opera.

Todo processo ocorre mediante a interação continua e dinâmica entre o conhecimento tácito (informal e incorporado em valores e crenças) e o conhecimento explícito (formal e codificável) (NONAKA & KONNO, 1998).

2. Aplicação da Gestão do Conhecimento.

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com