TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Ensaios: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO 1

ETAPA 3

Organizacional, para a qual contribui o aprendizado individual. A aprendizagem individual de natureza tradicional/comportamentalista e construtivista podem ser entendida, por extensão, como aprendizagem organizacional. Para que o conhecimento seja inovador é necessário que, em conjunto com as condições capacitadoras que o caracterizam - intenção, flutuação ou caos, autonomia, redundância e variedade de requisitos –, o processo de aprendizagem seja de natureza construtivista, por ser este o único capaz de gerar aprendizado de soluções novas.

Os valores organizacionais são crenças que orientam o comportamento organizacional e constituem metas motivacionais. Este trabalho teve como objetivo identificar a relação entre valores organizacionais e a criação do conhecimento. A pesquisa exploratória descritiva empregou o método quantitativo. Os valores organizacionais Realização, Autonomia, Bem-Estar do Empregado e Preocupação com a Coletividade foram os que apresentaram os mais elevados índices de correlação com as seguintes condições capacitada de criação do conhecimento: Estímulo ao Enfrentamento de Desafios, Compromisso com a Empresa, Processo Decisório Participativo e Conversão do Conhecimento.

No intuito de ressaltar a importância do conhecimento para que a empresa possa se destacar das demais no mercado. Mas será que ter conhecimento é o suficiente, para que alguém, ou alguma empresa dê certo? Como será que o conhecimento está sendo disseminado nas organizações? Porque, de nada adianta tê-lo trancado nas gavetas, nos armários, nos computadores, nos departamentos, e na própria cabeça, se não for estabelecida uma ampla disseminação para aqueles que fazem parte do negócio. O que acontece geralmente é que as pessoas vão embora das empresas, levando consigo todo o conhecimento armazenado, e deixando lacunas enormes no ambiente de trabalho, já que não houve um cuidado prévio de tratar e compartilhar adequadamente as informações com os demais membros da equipe. Em outras palavras, não se praticou a Gestão do Conhecimento.

Este é um processo que requer o envolvimento de todos, especialmente da direção do empreendimento, que tem um papel fundamental no estímulo e incentivo, não só na implantação, mas sobretudo, no acompanhamento desta forma de agir das empresas que almejam se perpetuar no mercado.

“A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas”. Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica.

É a capacidade da empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

Convém salientar que a Gestão do Conhecimento não é um processo exclusivo dos grandes negócios. Os pequenos empreendimentos devem estar atentos no sentido de adotarem também este valioso recurso, como forma de sobrevivência, nesse mundo sem fronteiras.

As principais fontes de conhecimento para as organizações- As fontes precisam ser complementares e as empresas não devem contar apenas com o que é proveniente de uma única origem.

Ferramentas mais utilizadas na disseminação do conhecimento - A pesquisa aponta que a ferramenta mais frequentemente utilizada para disseminação do conhecimento nas organizações ainda é o e-mail. Outras ferramentas que merecem destaque são a internet, os fóruns, as listas de discussão, bate-papo/chat, mensagens instantâneas/MSM, multiplicadores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com