TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Exames: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Muito se fala sobre a importância do conhecimento no mundo de hoje. Dizem que vivemos numa era como nunca vista antes, a Era da Informação. Existe informação disponível sobre tudo e todos a qualquer momento. São blogs, vídeos, artigos, revistas, cursos de todo e qualquer assunto que se possa imaginar e necessitar, é uma realidade da qual não se pode escapar. O cenário mundial cada dia que passa é mais complexo, principalmente no mundo corporativo e na sociedade em geral, onde fenômenos econômicos e sociais são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A partir disso, entra a Gestão do Conhecimento que se transforma em um valioso recurso estratégico nas organizações. O conhecimento é a maior riqueza que se pode obter, pois com ele é possível conquistar grandes realizações.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. Se não atualizarmos constantemente nosso conhecimento, seremos substituídos por aqueles que o fazem. Na verdade, o processo de aprendizado passa a ser contínuo, onde mal terminamos de estudar algo novo e quase sempre temos de atualizar o que aprendemos.

O conhecimento é um bem muito precioso que adquirimos com estudos e experiência de vida. Quanto maior o volume de Conhecimentos de alguém, maior sua facilidade de ampliá-lo.

Nonaka e Takeuchi (1995) desenvolveram um modelo dinâmico de criação do conhecimento ancorado no pressuposto crítico de que o conhecimento humano é criado e expandido por meio da interação social entre o tácito e o explicito. O Conhecimento tácito (tácito vem do latim tacitus que significa “não expresso por palavras”) é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas, algo pessoal, não é visível, está incorporado às suas vivências, suas experiências, envolvendo valores e crenças pessoais. O Conhecimento explícito (explicito vem do latim explicitus que significa “formal, explicado, declarado”) é aquele claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, publicações, artigos, revistas, livros, documentos, etc.

Eles chamaram essa interação de "conversão do conhecimento" com acentuado destaque para o fato de este ser um processo social que envolve os indivíduos. Existem muitas teorias sobre o tema criação do conhecimento e uma das mais conhecidas é a espiral do conhecimento. As formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento. Esse processo se dá a partir de uma espiral do conhecimento baseada no comprometimento pessoal em quatro modos de conversão entre o conhecimento tácito e o explícito, que envolve tanto o indivíduo quanto o grupo, a organização e o ambiente. São eles: (1) de conhecimento tácito em tácito, que é chamado de Socialização; (2) de conhecimento tácito em explícito, chamado de Externalização; (3) de conhecimento explícito para explícito, chamado de Combinação e (4) de conhecimento explícito em tácito ou Internalização. Modos de conversão do conhecimento

Fonte: Adaptado de NONAKA; TAKEUCHI PLT pag. 69

Socialização: Para ele ocorrer é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, idéias, percepções, etc. Externalização: O indivíduo transmissor expressa o seu conhecimento tácito em uma linguagem escrita ou alguma representação (gráficos, símbolos ou outros recursos) de forma que se consiga passar seu conhecimento a outro indivíduo dito receptor. Combinação: É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais. Internalização: Criada através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa. Influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.

Com base no texto proposto, é importante salientar o conhecimento como fonte geradora de vantagem competitiva. Atualmente no mundo dos negócios acontece uma série de novas demandas que propulsionam as organizações a reconhecer o conhecimento uma importantíssima ferramenta capaz de gerar vantagem competitiva sustentada, onde que o sucesso esta fortemente ligado á distinta oferta de valor, só proporcionada pelo emprego do conhecimento. As empresas têm focado mais a sua atenção no conhecimento como uma fonte de vantagem competitiva do que realmente analisando como elas podem adquirir integrar e dividir o conhecimento existente. A gestão do conhecimento surgiu como uma ferramenta essencial para o processo de crescimento, e muitas organizações ainda têm algumas dificuldades para investir nela por não estarem familiarizadas com o seu processo. McKenna (1997) apresentou toda uma relação de situações que evidenciam a necessidade das empresas se voltarem ao implemento de práticas que assegurem a sobrevivência do negócio em um ambiente cada vez mais diverso. Essas mudanças têm como fundamento onde a competividade é cada vez maior, a concorrência é igualmente mais acirrada e continuidade do negócio dessa nova economia. Drucker (1999) reconhecidamente um dos maiores pensadores do mundo dos negócios, sustenta que os resultados oriundos do conhecimento serão os ativos mais valiosos no século XXI, pois as informações e inovações são o que movem as empresas hoje. Sendo assim, as organizações contemporâneas devem dirigir suas atenções ao aprimoramento do capital humano, visando a geração distinta de valor e a criação de vantagem competitiva de ordem sustentada. Empresas interessadas em integrar e capitalizar o conhecimento de seus funcionários passam a gerar riqueza, e suas aplicações produzem efeitos e benefícios intangíveis, que agregam valor dentro das organizações. Algumas maneiras de incentivar a aprendizagem dos colaboradores pode ser feita através de atos como: valorização dos funcionários, a gestão focando o trabalho em equipe, palestras, seminários, distribuição de ações e de bônus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com