TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Como sabemos, investir em gestão com pessoas, com foco na satisfação e qualidade de vida mo trabalho é a melhor forma de se criar um ambiente produtivo dentro das organizações, entretanto se estamos enfrentando uma época em que a contribuição das pessoas tem se tornado um alicerce para a diferenciação competitiva das organizações, nesse sentido é essencial compreender como essa gestão, bem como o comportamento organizacional, pode contribuir de forma estratégica para que os funcionários possam agregar valores às suas atividades.

2 DESENVOLVIMENTO

O fundador e principal gestor, do Restaurante Fellini, passou por momentos de estresse, até perceber que apesar do trabalho árduo e boa comida, o resultado de suas atividades não era reconhecido e valorizado, a concorrência era ampla e oferecia as mais diversas opções de gastronomia e qualidade em serviços. O estresse, por sua vez decorrente da insatisfação, quanto ao desafio de consolidar-se como uma empresa de qualidade, focado no atendimento diferenciado e personalizado.

“[...], ou seja, as melhores empresas podem converter a satisfação e a lealdade dos funcionários, de um lado, em satisfação e lealdade dos investidores, de outro” (Wagner III; HOLLENBECK, 1999, P. 119 apud RAMPAZZO, 2009, p176)

A partir da insatisfação de resultados, viu que precisava mudar, organizou a casa, mudou o sistema de consumo, reformulou o cardápio, contratou novos funcionários comprometidos e eficientes e principalmente promoveu a gestão participativa.

O grande diferencial do restaurante Fellini dá-se em função da gestão com pessoas, em busca da excelência no atendimento, na satisfação no trabalho e qualidade de vida no trabalho, alinhado com a expectativa dos funcionários e o seu bem estar aos objetivos e interesses da organização.

Como também os desafios e as oportunidades de romper barreiras, sem aumentar a rotatividade de colaboradores, focando na produtividade individual e nas melhorias das habilidades através da comunicação e técnicas de motivação, fortalecimento do funcionário e valorização de suas funções, os estimulando a participar do processo de inovação e de mudança.

A palavra comunicação vem do latim comunicare, que significa partilhar, associar, trocar, tornar comum e trocar opinião. Portanto, a comunicação implica em participação, interação, troca de mensagens e emissão ou recebimento de informações (RABACA;BARBOSA, 2001)

A liderança e os níveis estratégicos utilizados por Nelson refletem a premissa de Processo de Provisão. Processo evidente na gestão, quando iniciou pesquisas de marketing, gestão com pessoas e bom atendimento. Ofereceu aos funcionários uma gestão participativa, onde podem opinar sobre assuntos diversos como contratações e sugestões de mudanças.

Apesar da empresa não estar voltada para o crescimento através da abertura de novas filiais, promover um planejamento estratégico, estrutura unificada com base nas variáveis do comportamento dos colaboradores e na análise de competitividade irá contribuir para expansão dos negócios. Por meio da estratégia é que a organização define seus objetivos de curto, médio e longo prazo, estabelecendo mecanismos através dos quais irá interagir com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com