TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao em saúde avaliação

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE

Pólo: lhéus

Tutora: Tatiana Pacheco

Aluno: Fernanda Maria Brasiliano Conceição

Data: 24/04/2015

Atividade: Gerência de Operações - Mód. 1 - Avaliação 

Atividade revisada: SIM (  )    NÃO (  )

Data Reenvio:




Para fazer esta avaliação, você deverá reler, com atenção o Caso das Filas de Espera em Bauru-SP e realizar as seguintes tarefas:

1) identifique, pelo menos, um elemento positivo na forma como a cidade de Bauru vem lidando com as filas.

R: A operação de marcação de consultas, entre outros procedimentos, afim de evitar o congestionamento dos pacientes.


2) identifique a situação de gargalo e seu motivo.

R: A espera por atendimento médico com enormes filas. Motivo se da devido a existência de um único profissional especialista na área, ou seja, a falta de recusos humanos para atender a demanda do município.


3) a partir dos dados apresentados no exemplo elabore uma estratégia para aumentar a comunicação, por parte dos pacientes, de ausência às consultas agendadas.

R: Solicitar o contato telefônico dos pacientes para realização de contato prévio, 42h antes da consulta, confirmando o seu comparecimento na data agendada. Isso facilitará a remarcação e a substituição por outro paciente no horário desmarcado.

4) identifique as estratégias já apontadas no exemplo para melhorar o gerenciamento das filas e otimizar o uso da capacidade instalada.

R: O apelo à população para evitar a ausência às consultas e ao tempo, avisar com antecedência quando há a necessidade do não comparecimento e a proposta de istalação da Central de Vagas com realização de triagem.


5) você acha que o tamanho das filas poderia ser um bom indicador de operações de serviços de saúde? Justifique sua resposta. 

R: Sim, as filas representam um dos problemas mais visíveis de funcionamento deficiente de um sistema, pois muitas vezes ocorrem quando a procura por determinado serviço é superior a capacidade do sistema em atender a demanda, ou até mesmo, indica a falta de treinamento profissional em proporcionar artifício que viabilize o atendimento de forma rápida os pacientes.


6) você consegue pensar em alguma estratégia de gerenciamento de espera para essa situação? Justifique sua resposta.

Inicialmente poderia implantar  setor de informações e/ou a central de vagas, como citado no texto, para viabilizar o serviço e melhorar a comunicação com os pacientes

Contratação de recursos humandos, aumentando o número de profissionais o que diminuiria o tempo de espera do pacientee

Capacitação de um profissional para realização de triagem do serviço, encaminhando o paciente para o especialista e ao mesmo tempo dando prioridades aos casos emergenciais e de urgência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com