TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federa de Brasília

Campus Brasília

Curso:        tecnólogo em Gestão Pública

Componente Curricular: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Professor: Francisco Póvoas

Aluno: DANNIEL LOPES DE ALMEIDA

O lixo extraordinário (2011), de Vik Muniz.

Vik Muniz através do documentário O lixo extraordinário tem um objetivo de mudar a vida de um pequeno grupo de pessoas com o mesmo material que elas usam diariamente. Ele teve a idéia de ultilizar o lixo para fazer imagens e assim escolheu o seu país de origem(Brasil) no estado do Rio de janeiro no aterro de Gramacho para fazer o que ele chama de "mistura de arte com projeto social".

Desenvolvimento sustentável

Conceito.

 Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).

Algumas das  sugestões para desenvolvimento sustetável é:

-  Reciclagem de diversos tipos de materiais: reciclagem de papel, alumínio, plástico, vidro, ferro, borracha e etc.

 - Coleta seletiva de lixo

A luz do vídeo "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” destaquei cinco pontos a respeito do documentário "lixo extraordinário" : fome, pobresa, desigualdade, emprego digno e crescimento econômico.

Fome  

A fome compromete a saúde e o bem-estar do ser humano, trazendo sérios risco a comunidade ou mesmo a nação em que ela reside.

Pessoas com fome não estão preocupadas em aprender mas sim em comer, se alimentar, deixando de lado o aprendizado vão atras de empregos, outras não vendo opçao se marginalizam praticando delitos que comprometem sua integridade, e alguns não conseguindo emprego seja assalariado ou temporário,  procuram o que está disponível sendo levadas ao mais baixo lugar na sociedade, o "aterro sanitário". Mesmo orgulhosos do que fazem, a sua sobrevivência esta sendo disputada com ratos e urubus misturado ao desagradável odor da mistura de lixo sólido com orgânicos, em um ambiente contaminado com doenças põem em risco a saúde física e psicológica.

Pobresa

A pobreza na vida social dos catadores é manifestada na forma de vida que diariamente eles levam.
Estes catadores ficam muitas das vezes dias ou semanas ao redor do aterro sanitário para terem um maior retorno financeiro por suas coletas recicladas do lixo, dinheiro este que muitas das vezes não supre a necessidades do bem  comum: alimentação, vestuário, educação, bens materiais etc, vivendo os dias sem pespectiva de mudança: muitos parentes na mesma residência pequena de madeirite e chão batido, compartilham a rua com o esgoto a céu aberto, os filhos mal usam chinelos, a saúde é comprometida por não terem uma alimentação saudável, a educação fundamental o ensino médio e o ensino superior parece sonhos inalcansávies para estes catadores e para seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com