TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Daiana Cardoso de Oliveira

Nome do aluno: Matheus Viríssimo Quadros

Data: 01.11.18

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Prezado aluno:

Ao estudar a Unidade de Aprendizagem Gestão ambiental e Desenvolvimento Sustentável, você pode compreender que os ecossistemas alteram suas composições em resposta às mudanças das condições ambientais, ou seja, qualquer ação aplicada a determinado meio acaba repercutindo em todas as estruturas e espécies que nele vivem, afetando a qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

1)O Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. Diante disto, explique resumidamente quais os passos para a obtenção de uma Licença Ambiental. Cite também qual o órgão responsável pelo licenciamento ambiental da sua região. (5,0 pontos)

A obtenção de uma Licença Ambiental no estado de Santa Catarina se dá através da FATMA. Esta, por sua vez, elenca três etapas para o licenciamento ambiental:

Licença Ambiental Prévia - LAP

É uma espécie de consulta de viabilidade, em que o empreendedor da obra pergunta à FATMA se é possível construir aquele tipo de obra num determinado local. A FATMA vai consultar as legislações ambientais em vigor, federal e estadual, e, com base nessas normas, vai responder se o empreendimento é viável ou não. E, se for, com que condições legais. A LAP não autoriza a construção da obra, apenas atesta sua viabilidade naquele local.

Licença Ambiental de Instalação - LAI

Depois de ter a LAP aprovada, o empreendedor precisa apresentar à Fatma o projeto físico e operacional da obra, em todos os seus detalhes de engenharia, já demonstrando de que forma vai atender às condições e restrições impostas pela LAP. Só com a LAI expedida é que se pode começar as obras.

Licença Ambiental de Operação - LAO

Findas as obras, a FATMA retorna ao local para nova vistoria, a fim de constatar se o empreendimento foi construído de acordo com o projeto apresentado e licenciado, principalmente no tocante ao atendimento das condições e restrições ambientais. Se estiver em desacordo, a obra pode ser embargada. Se estiver tudo certo, a FATMA expede a LAO, e somente então o empreendimento pode começar a funcionar.

As empresas instaladas anteriormente à adoção do licenciamento também estão sendo cadastradas, recebendo orientação e dispondo de prazos viáveis para se enquadrarem às legislações ambientais. Desta forma a FATMA visa diminuir os riscos ambientais e garantir que as empresas adotem, cada vez mais, tecnologias não agressoras ao meio ambiente.

2)A água é um recurso natural extremamente importante, essencial à vida humana e ao funcionamento dos ecossistemas. A demanda por este recurso tem aumentado de forma expressiva. Diante desta afirmativa, acesse o site da biblioteca e faça uma pesquisa na base de dados, encontrando um artigo que trate sobre os recursos hídricos, seja sobre estudo das bacias hidrográficas, qualidade da água, ou qualquer outro tema que fale sobre o recurso hídrico. Escolhido o artigo, faça uma análise crítica de no mínimo 15 linhas. Além da análise crítica devem constar outras informações do artigo, como: título do artigo, palavras chaves, objetivo do trabalho, qual a metodologia utilizada para a realização da pesquisa, quais os principais resultados obtidos e a conclusão do artigo. Não esqueça de colocar a referência do artigo utilizado no final do resumo, conforme normas da ABNT. (5,0 pontos)

Observação: a pesquisa do artigo deve ser realizada em base de dados confiáveis como o site da Capes, Scielo e Science Direct. Trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado e reportagens de jornais ou sites de notícia não são considerados artigos científicos. A pesquisa deve ser de um artigo científico.

Para auxiliá-lo na pesquisa do artigo através do site da biblioteca segue um tutorial elaborado pela nossa bibliotecária: https://www.uaberta.unisul.br/repositorio/gframe.jsp?id=1363      

Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n63/v22n63a02

O autor inicia seu trabalho trazendo as principais causas da “crise” da água, citando diversos especialistas como Rogers e Gleick. Ao citar Tundisi et al (2008), o autor elabora um pouco mais a problemática, com exemplos como a intensa urbanização, escassez de água em muitas regiões, infraestrutura precária em áreas urbanas, etc.

A seguir, é abordada as consequências desses problemas, tais como o aumento da vulnerabilidade da população humana em função da contaminação e dificuldade de acesso à água de boa qualidade (potável e tratada).

Com a situação posta, o autor passa a tratar de metodologias e propostas para a solução do problema bem como das prioridades. Desta forma, é sugerida uma avaliação econômica dos “serviços” dos recursos hídricos e dos ecossistemas aquáticos. Ainda é evidenciado que estes “serviços” e sua valoração serão a base para uma governabilidade adequada dos recursos hídricos. O autor segue sugerindo que serviços como regulação dos ciclos, controle do clima, abastecimento de água e produção de energia e alimentos deverão ser a base para uma nova abordagem na gestão e governança dos recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (312.4 Kb)   docx (412.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com