TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Casos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  5.941 Palavras (24 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 5

1.0 – Gestão da Qualidade 5

1.1 - O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 5

1.2 - O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 7

1.3 – Quais foram os principais “Gurus” da Qualidade? 10

1.4 – Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explique. 12

2.0 – Gestão da Qualidade Total (TQM) 13

2.1 – O que è TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM? 15

3.0 - Controle da Qualidade On-Line 16

3.1 - Entre as Ferramentas da Qualidade, quais são as mais importantes identificadas pela equipe? 17

4.0 - Processo de Melhoria Contínua 17

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Atualmente as organizações necessitam estar atualizadas e sempre em busca de inovações e melhorias em todos os seus processos e atividades, na resolução de seus problemas e no atendimento a seus clientes e fornecedores, e para conseguir essa excelência uma das grandes estratégias utilizadas é a qualidade, pois seu conceito passou por um processo de evolução que promoveu sua expansão conceitual e popularização, e, portanto deixou de ser encarada como um problema a ser resolvido através de inspeção, de controle e de coordenação proativa para ser considerada uma grande arma contra a concorrência, pois podemos dizer que qualidade, enquanto aspecto de gestão ou de processo produtivo é um dos principais recursos que a organização detém e faz seu gerenciamento de modo a superar a concorrência.

Em seu processo evolutivo, a qualidade tornou-se um termo de uso comum, tornando-se difícil de ser precisamente definido. Isso a torna passível de equívocos conceituais e de erros em sua gestão, aliás, o problema de algumas empresas não é a falta de interesse pela qualidade, mas a falta de um correto entendimento sobre ela. E este correto entendimento é fundamental para que ela possa assumir uma função estratégica dentro da organização.

Em suma, a qualidade vem tornando-se um fator crucial para a sobrevivência das empresas, sobretudo em ambientes altamente competitivos. Sendo assim, desenvolver um correto entendimento de seus vários conceitos e de suas técnicas de gestão é extremamente relevante para que ela seja aplicada estrategicamente e se torne uma aliada ao desenvolvimento da organização.

Este relatório traz informações sobre o conceito, evolução da Qualidade e Controle da Qualidade, sobre os estudiosos conhecidos como “Gurus da Qualidade” e quais foram suas contribuições para o desenvolvimento dos conceitos, ferramentas e métodos desenvolvidos durante a evolução do Controle da Qualidade. Além disso, abordaremos também quais são os oito princípios de Gestão da Qualidade identificados e que podem ser usados para conduzir a organização à melhoria de seu desempenho e que formaram a base para as normas de sistema de gestão da qualidade da família ABNT NBR ISO 9000, informações relativas a Gestão da Qualidade Total e ao ciclo PDCA que consiste em uma ferramenta de gestão muito conhecida que pode auxiliar nos processos já estabelecidos ou introduzir melhorias, e por fim abordaremos a importância e funções das Ferramentas da Qualidade e do Processo de Melhoria Contínua.

DESENVOLVIMENTO

1.0 – Gestão da Qualidade

Gestão da qualidade é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais, seu objetivo implica não só na empresa inteira, mas também aos seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios, sendo composta de planejamento, organização, controle e liderança, todo funcionário participa e é diretamente responsável pela realização dos objetivos da empresa, por isso que a comunicação organizacional se torna uma peça chave da estrutura da empresa.

Com a gestão da qualidade em uma empresa além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz os custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilitando ainda o fácil acesso aos novos mercados.

A gestão da qualidade proporciona os instrumentos necessários para assegurar que os requisitos e atividades sejam acompanhados e verificados de uma maneira planejada. Desse modo, estabelecer um sistema de qualidade não significa o aumento ou a redução da qualidade dos serviços ou produtos, mas sim aumentar ou reduzir a certeza de que os requisitos e atividades especificadas sejam cumpridos.

1.1 - O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

O conceito de Qualidade é subjetivo, e o termo vem do latim, esta relacionada às percepções de cada individuo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Qualidade pode ser definida como a evolução de processos que contribuem na estrutura da organização. É um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que em conformidade com as especificações, atende e por vezes supera as expectativas e anseios do consumidor.

A Qualidade hoje é vista como uma das principais estratégias competitivas para as empresas e nos seus diversos setores. Esta ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

Entre as normas ISO séria 9000- versão 1994, encontramos a seguinte definição para Qualidade: “Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas.” Segundo a definição técnica estabelecida pela ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION - Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade as exigências.

Garvin

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com