TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Dissertações: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão da Qualidade

A Gestão da qualidade é uma forma de gerenciamento, que visa melhorar o desempenho organizacional, possibilitando alcançar vantagens competitivas e auxiliando na sobrevivência das empresas.

Com o advento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fator competitivo para as empresas, conforme Mello (2002). Fator confirmado por Paladini (2002), onde versa que a gestão da qualidade total é um diferencial que possibilita acompanhar os processos dentro da organização para a obtenção dos objetivos e o caminho para melhoria contínua.

Paladini (2004) cita que gestão é adequar as atividades da empresa da melhor forma para atender ao cliente, superando suas expectativas para que se torne um consumidor cativo.

Pela tradição a gestão da qualidade na pequena empresa, não é aplicável, subentendendo-se que a mesma é aplicada somente em grandes corporações e, ao pequeno empreendimento, falta-lhe a capacidade de adaptação.

Do contrário, a regra é adaptável a qualquer porte de empresa. Estudos realizados demonstram que sucesso da gestão é mérito da organização e não da peculiaridade do sistema, conforme afirma Paladini (2004).

Green (1995) aborda que pequenas empresas estão sendo pressionadas pelas grandes corporações, que as têm como fornecedoras ou terceirizado rás, para que tenham a mesma visão e adequação à norma, requisitos relevantes para a concepção da certificação pelas empresas.

A norma NBR ISO 9000-2000 (2000) aborda que os requisitos para o sistema de gestão da qualidade são genéricos e aplicáveis a qualquer âmbito industrial ou econômico.

É importante destacar que existem empresas brasileiras que servem de modelo no campo de Gestão da qualidade, independente do tamanho ou área de atuação. O Brasil conta com 9.014 empresas certificadas pela ISO 9001 das 887.256 no mundo, na América do sul representa 31% do número de certificações.

É valido observar a aplicação de algumas técnicas específicas, como 5S, ferramenta que trouxe às empresas bons resultados com a implantação a exemplo da Companhia do Vale do Rio Doce que introduziu o Programa 5S, voltado para redução de desperdício, onde pôde identificar cerca oito milhões de dólares (PALADINI, 2004, p. 300).

Hoje a questão da qualidade abarca funções diversificadas em toda a organização passando a ser considerada essencial para o sucesso da empresa. Segundo a Fundação Christiano Ottoni (1996), a TQM é uma das melhores alternativas para se alcançar vantagens competitivas no mercado, podendo desenvolver habilidades gerenciais nas pessoas, uma mentalidade da produtividade e da competitividade com foco no cliente e ampliar a capacidade de resultados, retorno e qualidade.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade total" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.

O objetivo último das organizações humanas é assegurar a sobrevivência da espécie. Por analogia, a finalidade última de qualquer organização, nomeadamente de uma do tipo empresarial é sobreviver.

A melhor forma de garantir a sobrevivência de uma empresa é por meio da qualidade, entendida não como ausência de defeitos, mas como uma nova forma de valores que conduzem a gestão.

A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.

A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

DISCUSSÃO

A busca incessante por um diferencial no mercado competitivo, onde as micro e pequenas empresas se moldam como as grandes organizações ao aderirem às ferramentas ou sistemas que facilitam e direcionam para o atendimento dos objetivos. Fato este relacionado com as empresas pesquisadas, quando a primeira questão abordada aos empresários foi a respeito do conhecimento do tema, onde 83% sabem alguma definição da gestão da qualidade e indicaram alguma empresa de qualquer ramo que tenha a ISO 9001 implantada, sendo esse o segundo questionamento.

As maiores dificuldade estão na questão econômica seguido do burocrático e, os que não pretendem implantar, a percepção foi de que lhes falta o conhecimento do efetivo do retorno que a gestão possa dar a empresa.

Outra questão apresentada foi para os que pretendem aderir ao sistema, qual o ganho que a empresa teria em implantar a gestão da qualidade? A resposta foi unânime, os mesmos têm ampla visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com