TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Monografias: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

01- Quais as principais características das Eras da Qualidade?

1ª - Era da Inspeção

Nos séculos XVIII e XIX, toda produção existente era artesanal, os artesãos se baseavam na necessidade e exigência de seus clientes, já que havia um contato direto, sendo assim, não havia formalidade, conheciam o seu cliente e ganhavam sua confiança. Detinham de todas as fases para confecção, desde o projeto até sua fase final incluindo serviços como reparos e manutenções, desta maneira obtinham qualidade igual e uniformidade em seus produtos. Aqueles artesãos que se destacavam no mercado, tiveram maior demanda e passaram a ter empregados, aumentando a mão de obra e em paralelo a necessidade de qualificação. Os custos acompanharam este crescimento de tal forma que, a classe média ia perdendo o poder de compra e para solucionar esta situação, a produção em massa passou a ser considerada como alternativa, para que se produzisse mais diminuindo o preço. O Controle de Qualidade limitava-se a inspeção, mas a solução de problemas era visto como fora desta área e só surgiu tempos após.

2ª - Era do Controle Estatístico da Qualidade

Na década de 1930, surgia o Controle Estatístico de Processo, onde o fator de variabilidade na operação foi apreciado e que divulgava a não existência de duas peças absolutamente iguais dentro do processo produtivo, embora fossem fabricadas nas mesmas condições. Aceitou-se as variações e extinguiu-se os limites que passariam a ser considerados como problemas, contudo, o processo estaria sob controle sempre que se mantivesse dentro dos limites inferiores e superiores de aceitação. Fez-se progresso nas práticas de amostragens, fundamentais ao processo de desenvolvimento estatístico. A inspeção era deficiente para separar os produtos bons e ruins, pois de acordo com tabelas de amostragens, iriam ser inspecionados apenas um pequeno lote do total produzido, e sua aceitação ou não seria função do número de materiais defeituosos encontrados no lote. Surgiu a necessidade de padrões para que os níveis de qualidade fossem mais aceitáveis, e os gargalos (local onde se identifica uma falha) foram eliminados, o número de inspetores reduzidos e a qualidade melhorada. O Controle de Qualidade permaneceu até a década de 60 reconhecida como um método estatístico dirigido à fabricação, até o aparecimento da próxima Era.

3ª – Era da Garantia de Qualidade

A amplificação da Qualidade ultrapassava somente os aspectos fabris, surgiam novas implicações com as formas de gerenciamento, como por exemplo, preocupação com a satisfação dos clientes. A estatística também se expandiu e passou a ser apenas uma simples ferramenta, assim como os custos se destacaram e comandavam aspectos da administração. Apareceram os conceitos de custos evitáveis e de custos inevitáveis, o primeiro é referente a custos de Prevenção e de Avaliação e o segundo aos custos de Perdas Internas e Externas relacionado ao que se passava com gastos e perdas na Qualidade. Obteve igual importância os cuidados na fase de um novo produto e o cliente, pois o mesmo pode comprometer os custos. Criou a função da Engenharia de Controle de Qualidade e a Engenharia de Confiabilidade, objetivando nesta segunda, melhoria na confiabilidade e redução de falhas.

4ª - Era da Gestão Estratégica da Qualidade

A Qualidade passou a ser uma poderosa arma na concorrência, a melhora contínua passaria a ser um objetivo fundamental, com programas de compromisso de toda organização para assuntos referentes a mesma. Ela se manteve por duas décadas apoiada nos conceitos já estabelecidos, e deveria ser redefinida dentro de uma visão mais ampla dos conceitos exteriores das organizações, focando nos clientes e nas definições das suas necessidades, contudo, evidenciaram-se as pesquisas de mercado, análise dos produtos dos concorrentes, voz do cliente, ciclo de vida dos produtos, custos e reclamações dos clientes. Surgia dentro desta nova Era, a necessidade de educação e treinamento de todos os envolvidos de uma forma aprimorada e dirigida aos novos rumos que a organização se propunha a seguir. Os ganhos de Qualidade também estavam associados aos ganhos de participação no mercado. Passou a inclui-la no Planejamento Estratégico das Empresas apresentando metas específicas para sua melhoria. A Gestão Estratégica da Qualidade é mais uma extensão das suas antecessoras do que uma negação delas, porém num aspecto mais amplo.

02- Escolha uma organização que você conhece e caracterize a mesma dentro das Eras da Qualidade.

A Feira da Estação Nova organiza-se de maneira a identificar com as características da Era da Inspeção, com alguns aprimoramentos e diferenças e características de Eras seguintes. Mas, o forte é a produção artesanal. Outro exemplo, é a empresa Pirelli que se identifica com todas as Eras aqui citadas, pois possui produção artesanal, controle de qualidade, visão atender as necessidades do mercado e a satisfação do cliente, procurando a redução de gastos e aumento dos lucros.

03- Identifique e discuta as principais diferenças entre os enfoques para gestão da qualidade dados pelos principais autores da qualidade.

Juran associa qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com