TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

ORIGEM E CONSOLIDAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE

De acordo com a entrevista assistida pude perceber que antigamente, há muitos anos atrás, os artesãos davam a início ao que seriam os primeiros passos do que hoje é conhecido como Gestão da Qualidade.

Os Artesãos eram responsáveis por todo o processo de produção, do início ao fim, incluindo até mesmo a exposição e venda.

Eram eles os responsáveis pelo controle, garantia de qualidade e tudo que pudesse agregar melhoria ao produto.

Hoje em dia é bem diferente, existem processos muito bem desenhados e alinhados referente à qualidade total do produto.

A principal diferença é que hoje em dia existem sistemas profissionais e sistematizados, pois a inspeção da qualidade é feita ao longo da linha de produção, existe o compromisso que é passado para o funcionário em relação ao produto que depois de pronto ainda passa por uma série de testes certificando-se de que realmente é um produto de qualidade, ou seja, hoje em dia tudo é muito rígido, o nível de comprometimento com o cliente é muito maior, além da preocupação em superar a expectativa do cliente.

CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE

A qualidade começou a ser pensada como fator diferencial a partir da onda industrial iniciada na década de 20 a 30.

Porém sua fundamentação e bases se tornaram concretas a partir das décadas de 70 a 90, neste período a qualidade passou da responsabilidade das organizações para as pessoas.

A gestão da qualidade pode ser definida como qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no visando possibilitar a melhoria de produtos/serviços com objetivo de garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionados ao que está sendo oferecido, ou até mesmo, a superando suas expectativas.

Portanto, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a análise de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização.

Focalização no cliente: qualquer organização tem como motor de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, com o oferecimento de um produto ou serviço. Deste modo, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento global das necessidades do cliente sejam elas momentâneas, permanentes, atuais ou futuras e até mesmo a superação das expectativas do cliente;

Liderança: é papel dos líderes de uma organização não só criar, mas também manter um ambiente propício para que todos os envolvidos no processo consigam desempenhar suas atividades de forma apropriada e que se sintam motivados e empenhados a atingir os objetivos da organização;

Envolvimento das pessoas: toda organização é composta por pessoas que, unidas, formam o coração da organização. Assim, a gestão da qualidade deve envolver o envolvimento e comprometimento de todos, o que permitirá o uso de válidas habilidades para o melhoramento da organização;

Abordagem por processos: a abordagem por processos possibilita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com