TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Casos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO -

Em plena revolução da qualidade e da organização das empresas, não se verifica ainda uma política intensiva dos conceitos da Qualidade Total, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, normalmente por desinformação e não entendimento da linguagem técnica a respeito da Qualidade Total.

Sobreviver em um mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio das pessoas e empresas nos dias de hoje. Todos nós sabemos que vai sobreviver somente o melhor. Face as constantes mudanças no cenário, mais do que nunca, é necessário que mudemos algum paradigma com absorção de novos conceitos em termos de gestão de nossos negócios. Acreditamos que a prática intensiva de conceitos de qualidade nas atividades do dia-a-dia, somará pontos a sobrevivência e crescimento dos negócios.

A Qualidade Total é uma filosofia de gestão baseada na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. Sendo assim a seguir mostraremos algumas ferramentas para a Gestão de Qualidade.

CONCEITO -

A gestão da qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

A gestão de qualidade surgiu em meados da década de 50; quando o mundo sentiu a necessidade da melhora de seus elementos em todos os âmbitos. Com essa mudança, trouxe a carência de organização e estruturação. Por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos produtos que adquirem.

Sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos, W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum.

Por que "total"? Já que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

A Gestão da Qualidade Total divide-se em estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de "TQM", pós segunda guerra mundial, o que se chamou de Toyotismo.

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE -

1. Foco no cliente

2. Liderança

3. Envolvimento das pessoas

4. Abordagem de processo

5. Abordagem sistêmica para a gestão

6. Melhoria contínua

7. Abordagem factual para tomada de decisão

8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com