TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Exames: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  5.805 Palavras (24 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

O mundo em que estamos inseridos tem passado por grandes e constantes mudanças, principalmente face à celeridade com a qual as informações são transmitidas.

O “milagre” da internet fez desaparecer qualquer barreira antes considerada intransponível, seja entre pessoas, seja entre mercados, seja entre uns e outros. Vivemos tempos de globalização, onde as disputas, a concorrência, a competitividade e os avanços tecnológicos, são parte de nossa rotina. A sociedade está cada vez mais consumista e “sedenta” de mais e mais produtos, serviços ou marcas. O mercado requer de nós uma nova postura e já não basta a customização”.

Para uma empresa tornar-se mais competitiva é imprescindível que o produto, serviço ou marca seja oferecido com qualidade. Neste estudo abordaremos o tema Qualidade, não deixando de mencionar sua evolução no decorrer dos tempos, bem como os benefícios que as empresas obtêm ao desenvolverem processos que levem à Qualidade Total. O que é Qualidade, Como seu conceito se alterou ao longo do tempo. os principais gurus da qualidade, e sua influencia, métodos em busca da qualidade.

o presente estudo enfocará a Qualidade e fará uma análise sobre a Gestão pela Qualidade Total. Este trabalho, então, tem por objetivo analisar as diferentes fases evolutivas dos programas de qualidade nas empresas, bem como, escolher que método escolheríamos para que uma empresa alcance seus objetivos, as vantagens da gestão pela Qualidade Total, e, ainda, os benefícios que uma organização tem ao inserir essas práticas em seu processo organizacional. Para tanto abordaremos as fases da evolução da gestão da qualidade no decorrer do tempo, bem como, discutiremos as vantagens da adoção de novas práticas de gestão visando a atingir a gestão pela qualidade total, e, por fim, iremos ressaltar as vantagens que a empresa tem ao inserir essas práticas em seus processos. No mercado totalmente competitivo e com clientes sempre exigentes, as empresas estão cada vez mais em uma constante busca de melhoria da qualidade, conseguindo, desta feita, a confiabilidade e a satisfação do consumidor, como também a contínua melhoria do produto ou serviço.

O que é Qualidade, Como seu conceito se alterou ao longo do tempo.

“Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. Contudo, quando falamos de Qualidade é forçoso render-se a definições mais abrangentes. “Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz – aliás – em tudo o que se faz – e não apenas no que se tem como consequência disso” Ou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade.

O Código de Hamurabi , um conjunto de leis mesopotâmicas que datam do século XVIII a.C, já apresentavam indícios de preocupação com a qualidade. Ou seja, não é um fato novo em termos históricos da humanidade (GARVIN, 2002; OLIVEIRA et al, 2006). Contudo, em termos atuais, para melhor compreendermos o processo evolutivo da qualidade ao longo do tempo, podemos organizá-lo em quatro eras, segundo Garvin (2002): a era da inspeção; a era do controle estatístico; a era da garantia da qualidade; e a era da gestão estratégica da qualidade.

As três eras da história da qualidade:

1. Era da inspeção

- Produtos são verificados um a um.

- Cliente participa da inspeção.

- Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.

2. Era do controle estatístico:

- Produtos são verificados por amostragem.

- Departamento especializado faz controle da qualidade.

- Ênfase na localização de defeitos.

3. Era da qualidade total:

- Processo produtivo é controlado.

- Toda a empresa é responsável.

- Ênfase na prevenção de defeitos.

- Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma.

O conceito do TQM foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como Deming, Joseph e Armand V. Feigenbaum. Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores . Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo. Shigeru Mizuno publicou o livro Company-Wide Total Quality Control, publicado pela Asian Productivity Organization em 1988, que teve milhares de edições vendidas no mundo todo .

A Toyota, no Japão, foi a primeira organização a empregar o conceito de "TQM" (ver Toyotismo), superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No "TQM" os colaboradores da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com