TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA:

A TRANSIÇÃO DA QUALIDADE TOTAL PARA A EXCELÊNCIA EM DESEMPENHO

(LIVRO: MIGUEL, P. A. C. Gestão da Qualidade: TQM e modelos de excelência. In: Carvalho, M. M.; Paladini, E. P.; Gestão da Qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Cap. 3, p. 85-124.)

O escritor fala basicamente sobre a evolução do conceito da qualidade total, que se deu pela necessidade de incorporar diversos interesses dos Stakeholders de uma empresa, na busca pela excelência e desempenho de seus produtos e serviços desenvolvidos. Ele diz que, há um tempo atrás, a parte mais interessada no desempenho da organização eram os próprios acionistas e/ou proprietários e hoje já não é mais assim, pois o interesse na qualidade de produtos e serviços prestados é de interesse de toda a organização, como por exemplo (acionistas/ proprietários, clientes, fornecedores, recursos humanos e a própria sociedade que cobra cada vez mais, qualidade em seus bens adquiridos).

O texto também cita, os modelos de excelência que compõem um prêmio da qualidade de nível nacional, que tem por objetivo avaliar a gestão de uma organização e os resultados obtidos, de forma que atenda às necessidades de seus stakeholders. Este prêmio consiste de uma avaliação como falado há pouco que devem seguir um conjunto de critérios que a organização por sua vez, deve fazer cumprir com suas práticas internas; assim, as empresas escrevem relatórios sobre suas práticas organizacionais afim de atender os modelos de excelência; esse relatório é lido e avaliado por um grupo de especialistas que avaliam item a item atribuindo nota de (o a 1000), além de um relatório com os pontos fortes e fracos de cada empresa e então de posse desses resultados, as empresas podem ou não serem premiadas como reconhecimento das boas práticas de gestão.

EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE EXCELÊNCIA: O PRÊMIO DEMING E O MALCOLM BALDRIGE

Em relação aos modelos de prêmios, o autor explica que o primeiro prêmio de qualidade lançado no mundo, para avaliar o desempenho nas organizações foi o prêmio Deming, criado no Japão na década de 1950 – este é um modelo prescritivo de premiação. Anos depois, exatamente 40 anos após a criação do prêmio Deming, os Estados Unidos cria em 1.988 o Malcon Baldrige National Quality Award como uma tentativa de acirrar a competitividade das empresas americanas, por meio da conscientização da qualidade e também para superar a qualidade dos produtos japoneses invasores no País. Este prêmio, tornou-se uma referência a ser seguida por outras nações que quiseram adotar o mesmo modelo de excelência. No entanto, 12 anos mais tarde da existência do prêmio americano, o Japão também lança o Japan Quality Award, prêmio não prescritivo que segue a mesma linha do prêmio Malcon Baldrige National Quality Award. O prêmio Malcon Baldrige National Quality Award é subdividido em três categorias: Negócios, Saúde e Educação avaliado por muitos critérios, como: Liderança, Planejamento Estratégico, Foco no cliente e no mercado, Medição, análise e gestão do conhecimento, Foco nos recursos humanos, Gestão dos processos e Resultado no negócio. Ao todo, os critérios tem pontuação 1000. Este prêmio é administrado pelo Baldrige National Quality Program.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com