TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Universitário: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão da Qualidade

Passo 1

A qualidade total nada mais é do que um Método de Análise e Solução de Problemas, é uma ferramenta utilizada nas grandes organizações para que suas equipes atuem de forma eficaz na solução dos problemas complexos relacionados a processos, produtos e serviços, minimizando a probabilidade de falhas. Nela, as causas dos problemas são investigadas de forma minuciosa, a fim de oferecer medida eficaz visando à eliminação de falhas no processo produtivo e implantação de ações corretivas e preventiva..

Passo 2

1.0 O que é Qualidade?

Qualidade é a perda ou o nível de perda que um produto causa á sociedade quando colocado á venda no mercado. Quanto a evolução dos conceitos:

2.0 O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

É um sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização para que ela execute corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização.A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra,começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com aqualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bense serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check eAction), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union ofScientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente,à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

GESTÃO DA QUALIDADE: EVOLUÇÃO e CONCEITOS.

O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planejamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupação

com o ambiente externo das empresas.

A crise dos anos 70 trouxe à tona a importância da disseminação de informações.Variáveis informacionais, sócio-culturais e políticas passaram a ser fundamentais e começaram a determinar uma mudança no estilo gerencial. Na década de 80, o planejamento estratégico se consolida como condição necessária, mas não

suficiente se não estiver atrelado às novas técnicas de gestão estratégica.A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveistécnicas, econômicas, informacionais, sociais, psicológicas e políticasque formam um sistema de caracterização técnica, política ecultural das empresas. Tem também, como seu interesse básico, oimpacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado,com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em consideraçãoa sociedade competitiva atual.A competitividade e o desempenho das organizações são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos. Dentre eles destacam-se: a) deficiências na capacitação dos recursos humanos; b) modelos gerenciais ultrapassados,que não geram motivação; c) tomada de decisões quenão são sustentadas adequadamente por fatos e dados; e d) posturase atitudes que não induzem à melhoria contínua.

3.Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Os principais Gurus da Qualidade são:

Edwards DemingDr. W. E. Deming , Joseph Juran,

Kaoru Ishikawa, Philip Crosby, Genichi Taguchi,

Walter Shewhart, Armand V. Feigenbaum, Dr. Shigeo Shingo, Prof. Vicente Falconi Campos.

4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade?

1. Foco no Cliente

A organização depende dos clientes e, portanto, devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.

2. Liderança

Os líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa. Convém que criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.

3. Envolvimento das pessoas

As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da organização.

4. Abordagem de processos

Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos – a transformação de entradas em saídas, com agregação de valor.

5. Abordagem do sistema para gerenciamento

Identificar, compreender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização para alcançar os seus objetivos.

6. Melhoria Contínua

A melhoria contínua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em algum momento o cliente ficará insatisfeito e deixará de ser fiel.

7. Abordagem com base em dados para a tomada de decisão

Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Você só consegue gerenciar aquilo que é medido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com