TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Casos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema: Processos de melhoria continua- 5S. Processos de melhoria continua - Kaizen. Processos de melhoria continua - 6 Sigma

Introdução

Atualmente os mercados estão cada vez mais competitivos e a fidelidade dos clientes cada vez mais disputada. As empresas que buscam o crescimento e almejam o mercado mundial, devem comercializar produtos e serviços de forma a “encantar” seus clientes. Para surpreender os consumidores, com produtos interessantes, preços atrativos e de excelente qualidade, são necessárias várias horas de muito empenho e dedicação na elaboração de projetos consistentes. A busca incessante por produtos e serviços perfeitos leva muitas pessoas a pesquisar e implantar várias técnicas, ferramentas e estratégias.

Dentro do contexto da busca por produtos perfeitos, encontram-se várias estratégias que visam aumentar a vantagem competitiva das organizações, dentre elas existe o Seis Sigma.

O programa 5S é um conceito, é uma atitude de vida, é uma prática muito simples de ser implantada nas organizações publicas e privadas, nos lares, nas igrejas, nas ruas e até em um país. Quando estes conceitos são praticados ele é capaz de modificar o humor das pessoas, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir todas as atividades rotineiras e sua atitude. Acreditamos que o 5S é como um jardim de infância da Qualidade dentro de uma organização, pois, sua filosofia é profunda e desenvolve grandes mudanças comportamentais que acompanham as pessoas onde quer que elas se encontrem.

Kaizen surgiu no início da década de 50, no Japão, por necessidade e não por opção. As empresas japonesas necessitavam crescer, porém não tinham dinheiro etão pouco o governo japonês podia emprestar. Não podemos esquecer que o Japãotinha perdido a II Guerra mundial, seu país estava arruinado, as empresasjaponesas tinham que ter produtos com boa qualidade e com preço competitivo e, opior, não tinham máquinas sofisticadas ou automáticas, como tinham os Americanos. Os japoneses, para poderem ser competitivos, tinham que ser mais criativos do que os demais países na área da produção. A teoria clássica de administração de Taylor ajudou os japoneses a criarem o Kaizen. Em julho de 1950, o governo japonês, em conjunto com a organização União Japonesa de Cientistas e Engenheiros, JUSE Japanese Union of Scientistsand Engineers, convidou o Americano W. E. Deming para fazer várias palestras, em 8 dias, sobre Controle Estatístico da Qualidade. Para Willian Edwards Deming, (1900 a 1993), o objetivo do administrador é otimizar o sistema como um todo. Deming sempre empregou a harmonia, importância da constante pesquisa em projeto, produção e vendas, para que a empresa possa atender as necessidades domercado e do cliente com produtos de melhor qualidade.

Kaizen

Um dos Planos de melhoria usado pela empresa é o Kaizen.O método Kaizen é muito mais do que um processo de melhoria contínua, é uma crença na qual a criatividade das pessoas persegue as condições ideais de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado. Temos 5 elementos fundamentais:

• Trabalho em Equipe;

• Disciplina Pessoal;

• Constante Sugestões de Melhoria;

• Eliminação de Desperdícios;

• Kaizen deve tornar o Trabalho melhor e mais Fácil;

Kaizen significa melhoria contínua, ou seja, cada vez que se repete uma tarefa, esta tarefa deverá ser feita com melhora de qualidade e com menor tempo do que a vez anterior, pois estamos apreendendo com a repetibilidade do processo. No Japão, a palavra Kaizen significa: Kai = mudar e zen = o melhor, e ela é empregada para várias situações, não somente na empresa, mas também na escola, na sociedade e na vida familiar. A principal pessoa que divulgou a filosofia Kaizen no ocidente foi o Professor MasaakiImai, fundador do Instituto Kaizen. MasaakiImai nasceu no Japão, em Tókio, em 1930, e em 1955 se formou na Universidade de Tokyo. Além de ter escrito vários livros sobre o assunto, entre eles, Kaizen, thekeyto Japan’s Competitive Sucess (podemos traduzir ao português como: Kaizen, a chave do sucesso das companhias Japonesas), no início dos anos 50, MasaakiImai trabalhou nos Estados Unidos, no Japan Productivity Center, na cidade de Washington, onde acompanhava delegações de japoneses que visitavam as principais empresas americanas para aprender o segredo da produtividade americana.

Kaizen tem como objetivo a melhoria contínua do processo; melhorando constantemente o processo, a empresa terá menor custo e, como conseqüência, maior lucro. Tem como princípio que a vida merece uma constante melhoria – portanto, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Os elementos eficientes para o Kaizen são;

• Qualidade em tudo que se faz;

• Esforço e dedicação;

• Envolvimento de todos os funcionários da empresa, desde o presidente até o operador de máquinas;

• Vontade de mudar e de vencer; e) comprometimento.

Aula-tema: Padrões Internacionais de Qualidade. Normas ISO

• A empresa utiliza ou conhece as normas de qualidade ISO?

R: Sim, conhece e utiliza as normas ISO.

• A organização fornece treinamentos e conscientização para atingir as competênciasnecessárias?

R: Sim, toda vez que há a necessidade de treinamento especifico para atender a melhoria continua e satisfação do Cliente, e todos os dias tem conscientização dos processos e de metas a serem atingidas.

• Como é a infraestrutura desta organização (espaço de trabalho, equipamentos deprocesso, serviços de apoio)?

R: A empresa tem uma infraestrutura muito boa, e fornece condições de trabalho de forma que o colaborador tenha o total êxito em suas atividades, sempre usam equipamentos adequados para cada função a ser exercida, e sempre tem um pessoal da qualidade acompanhando o processo de forma que assegura a qualidade dos produtos produzidos.

• O ambiente de trabalho é adequado?

R: Sim, conforme descrito acima, todos os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com