TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1

A Gestão da Qualidade teve origem com os artesões quando começaram a produzir e vender peças como sapatos, roupas e outros.

O artesão era um especialista, conhecia todo o ciclo produtivo do produto que produzia desde a produção da matéria-prima até a etapa de venda do produto, e geralmente era ele próprio que negociava com os clientes. Neste período o cliente estava próximo de quem produzia o que ele precisava, desta forma era possível solicitar o que queria diretamente a quem iria produzir, o artesão. O artesão procurava atender da melhor maneira o desejo do cliente, pois a comercialização dos seus produtos dependia muito da qualidade de seu trabalho, que naquela época era feita boca-boca pelos clientes satisfeitos. Para o artesão qualidades era o produto final e não o processo produtivo.

A partir da Revolução Industrial, foi estabelecida a produção em massa, neste período ocorreu à substituição das ferramentas pelas máquinas. Cada funcionário teria domínio de apenas uma função que repetiria varias vezes durante seu horário de trabalho, ao contrario dos artesões que faziam todo o processo.

Com a empresa Ford ocorreu uma grande evolução nos conceitos de controle de qualidade, foi de Ford a ideia de adotar um sistema de padronização de medidas para todas as peças, facilitando assim a montagem. Nessa época o controle de qualidade era a inspeção.

Nos dias atuais as empresas tem o processo referente a qualidade muito bem desenvolvido onde existe sistemas de Gestão da Qualidade (5S. Ciclo PDCA; Gestão da qualidade total (TQM) e outros) , metologias e ferramentas que permitem que as organizações possam acompanhar mais facilmente todo o processo de qualidade, diferente do que ocorria na época dos artesões.

Na época dos artesões eles se limitavam em apenas fazer uma inspeção final no produto produzido, onde dependia muito da habilidade da pessoa. Já nas empresas modernas, quase todo o processo é sistematizado, é feita uma conferência ao longo do processo de fabricação e após o produto pronto é feito mais testes de qualidade certificando-se que o produto esta realmente em perfeitas condições para venda.

A Gestão da Qualidade é qualquer atividade comandada para dirigir e controlar uma organização, para melhorar a qualidade de seus produtos, com isso garantir a satisfação dos clientes, por isso a gestão da qualidade tem alguns princípios que qualquer organização deve considerar.

Foco no cliente é um principio fundamental que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e mesmo superar suas expectativas.

Liderança, cabe aos líderes criar e manter em ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivados a atingir os objetivos da organização.

Envolvimento das pessoas, toda organização é formada por pessoas que, em conjunto constituem o todo da empresa. A gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos para o beneficio da organização.

Melhoria contínua, para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos é necessário que ela tenha seu foco voltado para a melhoria contínua do processo.

As práticas da gestão da qualidade incluem a busca contínua por oportunidades de melhoria e devem ser incorporadas à cultura organizacional, de forma a fomentar um clima de cooperação e trabalho em equipe.

As práticas da gestão da qualidade podem ser certificadas por meio da implantação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), que têm enfoque no desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria da qualidade nos processos organizacionais, representando a parte do sistema de gestão da organização que visa alcançar resultados, em relação aos objetivos da qualidade, para satisfazer as necessidades, expectativas e requisitos das partes interessadas.

Os métodos que mensuram o desempenho dos processos auxiliam na detecção de problemas e no desenvolvimento de soluções são os programas e as ferramentas da qualidade

A utilização dos programas e ferramentas da qualidade é uma maneira de identificar onde estão os problemas, sua extensão e a forma de solucioná-los; podem ajudar na obtenção de sistemas que assegurem uma melhoria contínua da qualidade, por meio de daigramas, gráficos, filosofias, instrumentos que auxiliam a manter a qualidade dos processos, identificando gargalos, falhas e também, antecipando e sanando possíveis problemas que possam ocorrer.

Dentre os padrões da qualidade mais utilizados podemos citar: 5 S; Ciclo PDCA; Gestão da qualidade total (TQM); Kanban. Programa de sugestões; 5W2H; Analise dos defeitos ou das falhas (FMEA); Benchmarking; Brainstorming; Check List; Círculo de Controle da Qualidade (CCQ); Controle Estatístico do Processo (CEP), Diagrama de Ishikawa; Gráfico de Pareto; Histograma; Poka yoke; Desdobramento da Função Qualidade (QFD); Seis Sigmas; Servqual, Setup rápido. Inúmeras são as ferramentas que podem ser utilizadas, aqui foram citadas algumas delas.

Portanto as principais teorias estudadas nesta etapa do trabalho que nos ajudarão na elaboração de um plano de consultoria em Gestão da Qualidade são a origem da gestão da qualidade, a forma como tem evoluído desde a época dos artesões até os dias de hoje. Seus princípios, os quais norteiam seu trabalho e seus sistemas de Gestão de Qualidade citados ao longo do texto, sendo que na maioria das empresas são necessários que sejam realizadas algumas para que o modelo se encaixe na realidade da empresa.

.

Etapa 2

A empresa escolhida pelo grupo é a Technorodas Industrial Agrícola – EPP, situada na cidade de Tapera –RS, atua no segmento metalurgia, atualmente esta inscrita como empresa de pequeno porte, fabrica aros de tratores e implementos agrícolas, o público-alvo da empresa é indústrias de montagem e fabricação de maquinários agrícola como também revendas de aros e pneus, o contato do grupo na empresa é o aluno Tiago Joaquim Pereira que atualmente exerce o cargo de Assessor Financeiro.

A empresa Technorodas trabalha com o sistema da gestão da qualidade e os princípios em que ela esta focada hoje é em satisfação do cliente, gerência participativa, aperfeiçoamento contínuo, garantia de qualidade, gerencia de processos e o desenvolvimento do RH esses são os principais focos, mas a empresa esta passando por uma série de mudanças onde busca a cada dia a qualidade não só nos produtos, mas em todo o processo de produção e pós-produção. Na área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com