TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO - 8ª SERIE

GESTÃO DA QUALIDADE

ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVIOSIONADAS

DESAFIO: Gestão da Qualidade

Prof.– Tutora a Distância Mônica Satolani

Serra Talhada/PE - 2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVIOSIONADAS

DESAFIO: Gestão da Qualidade

Atividade Pratica Supervisionada de curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Anhanguera Educacional, como requisito parcial à obtenção da Graduação do 8º ano, sob a orientação da Professora Polyana Severo.

Serra Talhada /PE

27 de Setembro de 2013

SUMÁRIO

Conceitos e Fundamentos da Gestão da Qualidade...................................................................1

Respostas as Questões

O que é Qualidade? Como seu Conceito se Alterou ao logo do Tempo....................................1

O que é Gestão da Qualidade e Como Foi Sua Evolução..........................................................2

Quais Foram os Principais “Gurus” da Qualidade.....................................................................2

Quais São os Oito Princípios da Gestão da Qualidade?............................................................3

Quadro 1 – Ciclo PDCA............................................................................................................4

O Que é TQM e como o ciclo PDCA contribuiu para uma melhor gestão em TQM?..............4

Quadro 2 – Ferramentas de Planejamento da Qualidade...........................................................5

Entre as Ferramentas da Qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?......6

Processo de Melhoria Contínua na Gestão da Qualidade..........................................................6

CONCLUSA.............................................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. ......................................................... ..........................8

CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE

“Gestão da Qualidade” Nas condições atuais da economia de mercado, a sobrevivência das empresas somente é possível quando alcançados determinados níveis de competitividade e de sustentabilidade, sendo que, pouco tempo depois, os níveis de excelência estarão ficando obsoletos e exigindo novas e constantes melhorias. Nessa esfera de ciência têm-se todas as atividades da função gerencial que determinam a política da qualidade, os objetivos e as responsabilidades, e os programam por meios tais como: o planejamento da qualidade, o controle da qualidade, a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade dentro do sistema da qualidade de maneira que todos adquiram ou solidifiquem conhecimentos administrativos sobre a Gestão da Qualidade, Num mundo de extrema competitividade empresarial, concorrência globalizada e baixas margens de lucro, a qualidade nos produtos e a aplicação de critérios eficazes e eficientes na produção são o grande diferencial competitivo. .

Atualmente a Gestão de qualidade não significa apenas o controle da produção, a qualidade de seus bens e serviços, o uso de ferramentas e métodos de gestão, ou a assistência técnica adequada. Num sentido mais amplo, o conceito de Gestão da Qualidade passou a significar modelo de gerenciamento que busca a eficiência e eficácia organizacionais. •.

O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? É todo produto ou serviço que atenda plenamente as necessidades do cliente.

O conceito de qualidade apresentado pelas principais autoridades da área são as seguintes:

"Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário." (FEIGENBAUM, 1994:8)

"Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidade futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.

(DEMING, 1993:56)

Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas, mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós- venda, flexibilidade, etc... O conceito de qualidade evoluiu ao longo do século, mudando de uma atividade de inspeção e seleção de itens não conformes, com caráter fortemente corretivo, para o uso de técnicas estatísticas que garantiriam a qualidade do produto de forma preventiva. Posteriormente a ênfase mudou do produto para o processo, pois um processo com os padrões de qualidade desejados apresenta como consequência um produto com a qualidade esperada.

Paralelamente, passou-se a trabalhar com os sistemas de qualidade das empresas. Atualmente o conceito evoluiu, além das fronteiras da empresa, abrangendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com