TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  5.309 Palavras (22 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 22

Aula 2 – A evolução da gestão da qualidade e os seus grandes pensadores

S

oares C. A. L. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: SESI /UFF, 2011. 21

Aula 2

A evolução da gestão da qualidade e os seus

grandes pensadores

Meta

• Apresentar a evolução da Gestão da Qualidade ao longo dos últimos anos e os seus principais pensadores.

Objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:

1. identificar como processos históricos influenciaram a gestão escolar através dos conceitos de qualidade;

2. identificar as etapas e/ou “eras da qualidade” e suas características dominantes;

3. reconhecer as contribuições dos principais pensadores da qualidade.

22 Soares C. A. L. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: SESI /UFF, 2011.

Aula 2 – A evolução da gestão da qua lida de e os seus gra ndes pensa dores

Soa res C. A. L. Gestão da Qua lida de. Rio de Ja neiro: SESI /UFF, 2011. 23

Introdução sobre a qualidade

Todos dizem que estamos vivendo a era da qualidade. Todos, em todos os lugares e em todos os tipos de organizações, estruturas e culturas, preocupam-se com essa questão. Não pensem, porém, que se trata de um modismo. A qualidade veio para ficar! Seja nos processos, seja nos indivíduos, nos serviços e nos produtos, a qualidade se faz presente! Ou não!

Robson Ralaveiras

Patrick Moore

Rob Owen-Wahl

carl dwyer

Figura 2.1: A evolução da qualidade.

Desde que os seres humanos estão organizados socialmente na Terra, eles refletem sobre a qualidade. Provavelmente, com nomes e nomenclaturas diferentes, mas que denotam a preocupação e a necessidade de melhoria permanente.

24 Soa res C. A. L. Gestão da Qua lida de. Rio de Ja neiro: SESI /UFF, 2011.

A evolução da qualidade

Estamos todos cientes de que, após as duas grandes guerras mundiais, os países e seus respectivos governantes estavam preocupados em construir e reerguer seus países. Uma saída para o desastre econômico foi a conquista de novos mercados consumidores. Por outro lado, a experiência proveniente das guerras promovia um salto qualitativo e quantitativo muito importante, propiciando uma oportunidade para que todos percebessem que os avanços tecnológicos serviriam como um diferencial importante na oferta de novos produtos e serviços aos consumidores.

Figura 2.2: A katana, tipo de espada japonesa, é um símbolo de trabalho com qualidade.

Hoje em dia, a palavra qualidade é utilizada com um significado bastante amplo e genérico, o suficiente para que dediquemos este capítulo a entendê-la na plenitude, assim como sua evolução em eras e seus principais enfoques.

Figura 2.3: O homem das cavernas também se preocupava com a qualidade.

AulA 2 – A evolução dA gestão dA quAlidAde e os seus grAndes pensAdores

soAres C. A. l. gestão dA quAlidAde. rio de JAneiro: sesi/uFF, 2011. 25

Figura 2.4: Infelizmente, há que se admitir que a guerra está relacionada a avanços tecnológicos.

Como consequência, temos um ambiente de ampla competição comercial: a busca permanente das vantagens competitivas e a aceleração do conhecimento científi co. Como já citamos na aula anterior, a globalização e a virtualização do mundo dos negócios nos remeteu a uma nova realidade e transformou o mundo em uma “aldeia global”.

Diversos pesquisadores comentam frequentemente que a Humanidade se deparou, nesses últimos 50 anos, com mais mudanças, transformações e avanços científi cos do que em toda a sua história. No caso do conceito de qualidade aconteceu o mesmo. Ao longo das últimas décadas, as organizações se colocaram numa corrida disparada

pelos mercados consumidores, desenvolvendo e ampliando a visão da qualidade.

26 soAres C. A. l. gestão dA quAlidAde. rio de JAneiro: sesi/uFF, 2011.

Enfi m, o tema gestão da qualidade é dinâmico, sendo sua evolução fruto da interação dos diversos fatores que compõem as estruturas das organizações contemporâneas. Alguns desses fatores apontam para ciclos de vida e perfi s que estudaremos a seguir e que infl uenciarão de forma decisiva os paradigmas de gestão vigentes, criando novos desafi os nas estruturas organizacionais e, por desdobramento, na gestão da qualidade.

Neste sentido, identifi camos que ocorrem mudanças no ambiente de gestão, afetando suas estruturas organizacionais, alguns conceitos básicos e um conjunto de competências (habilidades, ferramentas e técnicas específi cas, tais como digitar em vez de datilografar). Expandem-se as fronteiras e interligam-se as diversas áreas do saber. Estamos de volta ao Mundo Fashion da Qualidade – especializado, diversifi cado e holístico.

Adotando outro olhar, podemos entender que esta evolução remonta a 200 anos, por ocasião da Revolução Industrial. Nesse período, no início, tínhamos uma quantidade mínima de trabalhadores, que cresceu de forma gradual até atingir níveis expressivos. Atualmente, face ao processo de automação e de robotização das indústrias, estamos em crescente declínio. Por outro lado, a área de serviços cresce de forma exponencial, tendo a própria indústria boa parte do seu lucro associada à prestação de serviços. Estamos, como já constatamos na Aula 1, na Era do Conhecimento. Não basta produzir ou prestar serviços; os gestores necessitam estar atentos e conhecer com profundidade a organização e o ambiente onde atuam, de forma a se posicionar perante os seus concorrentes.

Prezado gestor escolar, você percebeu, ou até mesmo vivenciou, que essas mudanças afetam a sua realidade? Refl ita sobre como essa busca permanente pela qualidade afeta a sua realidade e os seus processos escolares. Tente elencar, neste momento, ainda que mentalmente, três processos que mais careçam de melhoria. Voltaremos a falar neles muito em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com