TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  5.008 Palavras (21 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 21

FAC UNIDADE – ADMIN ISTRAÇÃO

Gestão da Qualidade

Projeto de Pesquisa realizada á disciplina Gestão da Qualidade Ministrada pelo Professor Sr. do curso de Administração do 8° semestre da FAC - Faculdade Anhanguera.

CAMPINAS

2014

Faculdade Anhanguera – Unidade 8ª Semestre

Prof.:

Grupo:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Etapa 1

A organização atual necessita focar no gerenciamento de excelência, portanto é necessário subsidiar o gestor de ferramentas para que seu trabalho apresente resultados que estejam de encontro com os objetivos daquela para qual presta serviços e do próprio mercado.

Estas ferramentas são as técnicas que, uma vez absorvidas e postas em prática, surtirão no resultado almejado: qualidade e eficiência com uso de recursos humanos e materiais. A qualidade total, representada pela certificação ISSO 9001, reflete em acesso a novos mercados, por abrir portas em termos de diferenciação das empresas não certificadas, o que acaba por tornar-se um selo de entrada como excelência em serviços, o que torna importante a certificação e a manutenção dos princípios que a fundamentam.

Segundo Nadae, Oliveira e Oliveira (2009, p. 94) o processo de implantação da norma traz consigo benefícios e também muitas dificuldades, tais como: “resistência da cultura organizacional, falta de comprometimento e envolvimento de todos os colaboradores, custos da implantação e falta de compreensão dos requisitos da norma”.

Existe ciência de que toda mudança gera conflitos e resultados, porém o direcionamento dado à ela dependerá do tato e fundamentação do gestor para responder a possíveis questões relacionadas ao movimento de alteração de alguns parâmetros e condutas por parte dos colaboradores.

A qualidade depende, basicamente, de dois pontos principais, primeiro: como a organização consegue gerenciar e desempenhar os fundamentos em sua cadeia de produção e, em segundo, do bom gerenciamento desta cadeia produtiva. Percebemos que, circulando pelas teorias, encontramos sempre referências ao gerenciamento e isto nos leva a ressaltar a importância do gestor nos processos.

O princípio das normas ISO 9001 é manter um padrão internacional para equiparação da qualidade dos serviços oferecidos pelas organizações, facilitando as negociações entre as mesmas, culminando em mais agilidade e aceitação no mercado e, isto se dá através do :

Desenvolvimento da normalização e atividades correlatas, com os objetivos de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e de desenvolver a cooperação nos campos da atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica. Além de publicar documentos que estabeleçam práticas internacionalmente aceitas, a finalidade desta norma não é apenas a melhoria contínua ou a busca da excelência, mas a garantia da estabilidade e uniformidade de um processo produtivo (SINGLES, RUEL e VAN DE WATER, 2001 in NADAE, OLIVEIRA E OLIVEIRA, 2009, p. 100 ).

Com base na satisfação dos requisitos de qualidade que a organização busca como fornecedora e como cliente frente ao mercado é importante trazer a conceitualização do termo qualidade, segundo a NBR ISO 9000:2000: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Conforme define Marshall (et all, 2004) A ISO ou International Organization for Standardization Organização Internacional de Padronização é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra, Suíça. O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas, com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectuais, científicas, tecnológicas e de atividade econômica.

Assim como as organizações precisam adequar suas estruturas e cultura interna à demanda do mercado, a própria ISO 9001 passou por estruturação ao longo de sua constituição. Em resumo:

NBR ISO 9000 (Sistema de gestão da Qualidade - Fundamentos e vocabulário) estabelece os fundamentos e o vocabulário da Qualidade;

NBR ISO 9001 (Sistemas de gestão da Qualidade - Requisitos) especifica os requisitos de sistemas de gestão da Qualidade para uma organização “produzir” produtos conformes e obter satisfação dos clientes;

NBR ISO 9004 (Sistemas de gestão da Qualidade - Diretrizes para melhoria de desempenho) prover guias para sistemas de gestão da Qualidade, incluindo melhorias contínuas, para satisfação dos clientes e de outras partes interessadas;

NBR ISO 19011 (Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da Qualidade e gestão ambiental) prover requisitos e diretrizes para processos de auditorias (Qualidade/Ambiental).

Com isto percebemos que preencher os requisitos de qualidade é um processo e para a organização é um traço positivo por representar sua busca pela excelência frente ao mercado, enquanto para os colaborados e, isto incluí fortemente, os gestores, é uma forma de trabalhar segundo padrões que os tornem mais eficientes, focados e conscientes do perfil que representam externamente.

O gestor de Recursos Humanos, em conjuntos com as demais áreas da organização, precisa estar ciente de que toda mudança, gera mudança de visão e isto traz consigo conflitos, será sua incumbência no grupo de gestores tornar menos difícil a aceitação das modificações.

A saber, devemos neste processo de mudança rumo à certificação deixar claro que o foco é o cliente e que cada colaborador já deve ter em seu cotidiano, na realização de seu trabalho, este olhar e que a liderança dos gestores é um ponto de apoio para que isto ocorra de fato. A certificação obedecerá uma série de normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com