TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Dissertações: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito de Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade é uma estratégia empresarial, bastante difundida, que visa associar qualidade a todas as etapas e processos de uma empresa ou organização. A gestão de qualidade não só apenas afeta a gestão da empresa, mas também os fornecedores e todos aqueles que trabalharem junto à empresa.

A gestão de qualidade objetiva aumentar a satisfação dos clientes com o produto, ter uma melhor eficiência de produção, reduzir os custos, formar um sistema que facilite buscar novos mercados e novas parcerias com outras empresas, a Gestão da Qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização.

Esse modelo começou a ser implantado no Brasil a partir de 1990. Através dele, a organização passa a adquirir novas competências como: aprender novos procedimentos, ter atitudes diferenciadas, interação com o público interno e externo e também com o mercado.

Historia da Gestão da Qualidade

A história da qualidade tem inicio na pré-história, naquela época já existia a

necessidade de produzir utensílios cada vez melhor, porém nesse período ainda não se utilizava o conceito de qualidade propriamente dito. Este conceito só passou realmente a ter grande abrangência quando os artesãos começaram a produzir e vender peças como sapatos, roupas e outras.

O artesão era um especialista que possuía domínio completo de todo o ciclo, Nesse período o cliente estava próximo de quem produzia o que ele precisava, o artesão, com essa proximidade era possível solicitar seus desejos diretamente a quem iria produzir o que ele desejava.

Os conceitos de qualidade utilizados pelo artesão eram os seguintes: o bom atendimento ao cliente, o produto feito de acordo com o pedido, e ainda a utilização de matéria-prima de boa qualidade para atender as necessidades do cliente, Para o artesão o foco da qualidade era o produto final e não o processo produtivo.

No final do século XIX a montadora de automóveis Panhard & Levassor (P&L)

ainda montava veículos sob medida, Essa empresa montava os carros de acordo com os pedidos de seus clientes. Um grupo de artesãos altamente qualificados era responsável pela fabricação e montagem das peças.

Esse sistema de montagem se estendeu até a Primeira Guerra Mundial e em alguns casos até os dias de hoje, como é o caso dos automóveis Rolls Royce.

Figura 1: Alguns modelos de automóveis da empresa Panhard & Levassor (P&L).

A partir da Revolução Industrial, a customização dos produtos é substituída pela padronização e inicia-se a produção em larga escala. É nesse período que também ocorre à substituição das ferramentas pelas máquinas, de energia humana pela energia motriz, e, do modo de produção que até então era doméstico para o sistema fabril. levando a um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica. Com todas essas mudanças foi possível estabelecer a produção em massa, que encontrou na linha de montagem um modelo ideal. A partir do momento em que é estabelecida a produção em massa, também é estabelecido que cada funcionário teria domínio de apenas uma função. Nesta época já era utilizado o modelo de administração taylorista, ou Administração Científica. Esse modelo retirou do trabalhador as etapas de concepção e de planejamento do produto.

Ford viu que o mundo estava preparado para um carro financeiramente acessível, assim ele buscou as técnicas de produção em massa como a única forma de viabilizá-lo. ele conseguiu oferecer ao mercado o que ele queria: um modelo simples e acessível.

A empresa Ford, passou de 1908 até 1927 produzindo um único modelo de automóvel, o Ford T, além de produzir um único modelo, eles também eram pintados em uma única cor, a preta.

http://rvchudo.blogspot.com.br/2011/11/ford-modelo-t-o-carro-mais-importante.html

Ocorreu uma grande evolução nos conceitos de controle de qualidade, cabendo a Ford um papel importante. Foi dele a ideia de adotar um sistema de padronizado de medidas para todas as peças.

Nessa época o foco do controle de qualidade era a inspeção, e ainda eram desprezados os conhecimentos das necessidades do cliente e a participação do trabalhador, as quais eram levadas em consideração no período artesanal.

Durante a Segunda Guerra Mundial os conceitos de controle estatístico da qualidade se difundiram pelo mundo, principalmente nas indústrias bélicas e que fabricavam produtos utilizados na guerra. Porém, só no período pós-guerra é que surgiram novos conceitos com relação à Gestão da Qualidade. Em 1951 Juran lançou a publicação Planning and Practices in Quality Control, a qual apresentava um modelo que envolvia planejamento e apuração dos custos da qualidade. Nessa mesma época Armand Feigenbaum formuLA O Total Quality Control(TQC-Controle de Qualidade Total).

Ao mesmo tempo em que todos esses sistemas de qualidade eram criados nos Estados Unidos, o Japão que ainda estava em reconstrução no período pós-guerra, também já iniciava seus primeiros passos nos sistema de qualidade.

No Ano de 1987, com o apelo da globalização, é criado o modelo normativo ISO para a área de Gestão da Qualidade, a série 9000, Sistemas de Garantia da Qualidade. A seleção de fornecedores que possuíam essa norma em suas empresas diminuiu as auditorias que ocorriam na seleção destes, pois se passou a utilizar as auditorias de terceira parte, credenciadas para esse fim.

Em si falando de programas de qualidade, o último a surgir foi o Seis Sigma, criado pela Motorola em 1980. Uma das grandes preocupações do Seis Sigma é o uso sistemático das ferramentas estatísticas, seguindo um ciclo chamado de DMAIC

(define-measure-analyse-improve-control) , essa sigla representa as etapas de : definir, analisar, melhorar e controlar , essa sequência de ações lembram muito o Ciclo do

PDCA.

Atualmente utilizam-se os sistemas de Gestão da Qualidade citados ao longo do texto, sendo que, na maioria das empresas é necessário que sejam realizadas algumas adaptações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com