TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Monografias: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PROPOSTA

Na idade média as inspeções dos produtos acabados foi uma das primeiras manifestações formais de preocupação com qualidade. E era feita pelo próprio artesão. No século XVIII, período da Revolução Industrial, com a chegada das máquinas a vapor, a oficina foi substituída pela fábrica, o artesão pelo operário, o artesão tinha o conhecimento de fazer todo o produto e agora o operário precisava fazer apenas uma parte do processo.

Neste período as idéias de Taylor ajudou a instalar na indústria a divisão do trabalho, onde começou a surgir os sistemas de inspeção para que os funcionários responsáveis por eles pudessem verificar todo o volume produzido. Período da História conhecido como era das inspeções.

No final da década de 1930, quanto mais os sistemas de produção eram eficazes mais se tornava dificil as inspeções, foi quando surgiu os métodos estatísticos no controle de qualidade criado por Walter A. Shewart, físico norte americano. Surgiu também os setores especializados em controle de qualidade.

Após a Segunda Guerra Mundial, William E. Deming e Joseph M. Juran estudiosos de qualidade foram convidados pelo japão arrasado pela guerra para treinar o empresariado nipônico no controle de qualidade.

Na década de 1950 evoluiu do controle estatístico de qualidade para garantia de qualidade, no pós guerra os americanos acreditavam só na alta produtividade e a qualidade ia cada vez pior enquanto o Japão investia na produção com garantia de qualidade.

Começara a surgir no Japão as normas de qualidade, com foco na prevenção dos defeitos, idéias de Juran. O problema deixava de ser de um departamento específico e passava a ser todos os funcionários da empresa. Entravam em cena o norte americano Crosby, com seu programa de defeito zero, Juran, com abordagens sobre os custos da falta de qualidade e Armand V. Feigenbaum com conceito de controle total de qualidade.

No Japão surge Kaoru Ishikawa um dos responsáveis por adaptar a indústria japonesa as idéias de Deming e Joseph M. Juran, o estatístico e engenheiro Genichi Taguchi atribuiu a qualidade a redução da variabilidade nos processos industriais.

Nesse período a industria japonesa absorvia a todas essas teorias com todo fervor e afinco, em algumas décadas a indústria japonesa se torma uma das mais competitivas do mundo e se destacando com a sua qualidade.

Na década de 1970 o Ocidente começou a reagir a hegemonia japonesa aplicando os mesmos conceitos a sua indústria. Nas décadas de 1980 e 1990 a gestão da qualidade total aplicada pelo Japão, queria ser conhecida por todo mundo. Na década de 1980 surgiram as normas ISO 9.000.

Umas das principais ferramentas japonesa era a forma de pensar dos funcionários que envolviam produtos, serviços e seus processos, ou seja, a qualidade é envolvida em todos os processos.

CONCLUSÃO / PARECER

No período pós guerra a indústria americana, a maior do mundo, não estava preocupada com a qualidade, e sim apenas com produtividade, porque a Europa e Ásia arrasada pela segunda guerra mundial não tinha escolha, comprava de tudo. Período este em que os Estados Unidos lucrou bastante e implementou o dólar e o idioma Inglês como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com