TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigo: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 5

Gestão da Qualidade 5

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 6

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 7

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade? 8

4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar. 9

ETAPA 2 10

Gestão da Qualidade Total. 10

PDCA 12

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM? 13

ETAPA 3 14

Controle da Qualidade On-Line 14

“Entre as Ferramentas da Qualidade, quais as mais importantes identificadas pela equipe?” 16

ETAPA 4 17

Kaizen 17

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

O termo “Qualidade” nos arremete ao termo excelência.

Excelência hoje em dia não é apenas mais um modismo e sim uma necessidade.

Pois, com uma economia cada vez mais globalizada, um mercado que cada vez se torna mais competitivo e acirrado, a continua busca pela eficácia na satisfação de clientes faz emergir nas empresas uma cultura pela excelência, tudo para superar as expectativas dos clientes, mantê-los e conquistar novos mercados.

Para isso é preciso fazer uso de um modelo de Gestão da Qualidade baseado no comprometimento de todos e na vivencia da melhoria contínua, elevando os patamares da qualidade e produtividade.

O fato é que a questão da qualidade tem se mostrado um assunto de interesse de todas as áreas da Administração, na produção de bens e ou serviços, a demanda por conhecimento a respeito assunto tem propiciado o surgimento de muitas metodologias, que por vezes, não representam algo realmente inovador, mas sim evoluções de teorias existentes sobre a qualidade.

É neste contexto que abordaremos o estudo desta atividade pratica supervisionada, conhecer e se aprofundar mais sobre o tema “Gestão da Qualidade.”

ETAPA 1

Gestão da Qualidade

Na administração de organizações que pretendem apresentar um diferencial em relação ao mercado, é preciso determinar processos de qualidade e de inovação. Agora vamos abordar um pouco sobre a atual posição de mercado que se encontra a relação da Qualidade nas empresas, ou seja, como a Gestão da Qualidade deve ser encarada em uma empresa.

Como estamos falando de qualidade, podemos sim acrescentar nossas sugestões através de diversas formas de interpretação e ferramentas, desenvolver planejamentos e forma de ação com enfoco no aumento de mercado desta empresa, tendo uma grande probabilidade de reconhecer não apenas através de certificações e sim principalmente por avaliações internas quais os resultados poderão ser obtidos durante uma Gestão da Qualidade.

Devemos conciliar a ideia de que uma Gestão da Qualidade é no fundo a realidade da

Gestão da empresa, pois sempre a qualidade esta relacionada a todo o fluxo dos processos e resultados assim como os demais controles administrativos que por vias de procedimentos e manuais qualificados regem uma empresa.

O fato é que de acordo com CARVALHO & PALADINI (2012) o processo de qualidade e sua gestão, na pratica, existe como o resultado de um desafio maior que é a necessidade da empresa em manter-se atualizado em relação ao seu mercado. As mudanças cada vez mais rápidas e globalizadas estabelecem cobranças.

Os clientes são cada vez mais exigentes. O que devemos aceitar é que na realidade do mundo empresarial, simplesmente este fato não deve passar sem ser notado.

Os negócios atualmente estão direcionados para a competitividade, é nesse ponto que entra a gestão mais abrangente da organização,, pois uma Gestão é sempre a mais importante ferramenta de negócios corporativos onde se bem praticada e sustentada os termos de resultados, sempre terão ótimos indicadores como retorno.

Então, a Gestão da Qualidade deverá ser encarada como Gestão de negócios pois através dela é modelado, implementado e gerenciadas importantes ações que são base para sobrevivência desta empresa.

O uso de planejamento estratégico e conceitos de “lean” e “six sigma” para o amadurecimento de projetos e novos comportamentos da empresa com visão no crescimento, compreende o papel de uma gestão voltada para a qualidade.

A Gestão de negócios encarada através da Gestão da Qualidade, trata de ser a nova tendência de mercado, pois como já abordamos sobre o conceito padrão, a Qualidade é hoje uma base de produção e comercialização que leva as empresa estar se atualizando e criando novos diferenciais de mercado.

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Qualidade é tudo que alguém faz ao longo de um processo para garantir que um cliente, fora ou dentro da organização, obtenha exatamente aquilo que deseja.

As organizações têm de produzir com qualidade como estratégia de diferenciação e principalmente para garantir sua sobrevivência.

Engana quem pensa que preocupação com qualidade é coisa recente, pois a mais de 4000 anos o código Hamurabi já demonstrava uma preoculpação com a durabilidade e funcionabilidade das edificações.

Fenícios amputavam as mãos de artesões devido a determinados produtos comprados pelo governo não estarem conforme as especificações, perfeições exigidas.

Já Romanos desenvolveram técnicas de pesquisa altamente sofisticadas para época e as aplicavam em divisões e mapeamento territorial para controle de terras incorporadas pelo império, desta forma apresentavam padrões de qualidade, métodos de medição e ferramentas especialmente apropriadas para execução destes serviços.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Gestão da Qualidade é uma abordagem gerencial que passa a dar ênfase à qualidade antes dos lucros. Monitorando, controlando e melhorando constantemente os sistemas de produção. Assim as organizações tornam-se mais capazes de oferecer aos seus clientes o que eles desejam, e quando e como desejam. Um foco em qualidade na gestão de negócios, para empresas terem a certeza que seus produtos ou serviços continuem sendo úteis e valorizados. Se não o fizerem, alguém saltará a sua frente e levará seus clientes. Sem clientes, não há empresa.

A evolução da qualidade passou por três fases: Era da Inspeção, Era do Controle Estatístico e Era da Qualidade Total

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Dr. W. Edwards Deming;

Philip B. Crosby;

Kaoru Ishikawa;

Armand.V. Feigenbaum;

Dr. Joseph. M. Juran;

D. A. Garvin;

Shigeo Shingo;

Walter Shewhart;

Genichi Taguch

4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.

Organização com foco no "Cliente"; O cliente é a figura principal de todo processo organizacional, é necessário que as decisões levem consideração as necessidade e expectativas dos consumidores.

Liderança; Quem é encarregado de determinada tarefa tem mais condições de identificar as principais dificuldades na execução e propor soluções para sua melhoria.

Envolvimento das pessoas; Os funcionários são a alma da empresa e deles depende o sucesso de toda organização.

Abordagem de processo; Qualidade dos produtos e ou serviços é resultado de seu processo. É necessário o controle e aperfeiçoamento contínuos dos processos, a gestão da qualidade prevê a eliminação ou simplificação de processos que não adicionam valor ao produto.

Abordagem sistêmica; As empresas tem que estar atentas ao aspecto holístico dos seus negócios, observando os processos como um todo.

Melhoria contínua; Qualidade como grau de satisfação do cliente, satisfação em níveis cada vez mais altos.

Tomada de Decisão com base em informações; A disponibilização eficiente e sistematizada de informações nas organizações que se propõem a adotar um sistema de gestão da qualidade é condição fundamental para o alcance dos resultados.

Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos); Pensar multidisciplinarmente na concepção e produção, de modo que fornecedores participem de todas as etapas de decisões sobre a criação do produto e de seus processos de fabricação, proporcionando ganho para todos os envolvidos.

ETAPA 2

Gestão da Qualidade Total.

TQM do inglês “Total Quality Management” é o modelo que prevê a articulação qualidade como um todo ampliadas conforme as fases de desenvolvimento:

• Abordagem Tradicional: Orientação funcional, inspeção e correção, conflitos entre funções especialistas.

• Iniciação: Interesse por melhorias em toda a organização, pesquisas e estudos sobre a qualidade, desenvolvimento da consciência da qualidade, ênfase na relação Cliente x Fornecedor, prevenção dos erros através do controle de processos, menor dependência de inspeções de recebimento de produtos e serviços.

• Integração, planos de melhoria preparados e projetos de melhorias conduzidos visando objetivos de longo prazo e efetivo controle de processos, plano de melhoria diretamente vinculada aos objetivos do negócio, o objetivo do negócio se torna excelência, melhorias orientadas pelo planejamento estratégico do negócio.

• Verdadeiro TQM: Excelência crescente através da constante renovação, cenários de negócios pró-ativos.

Seguem alguns passos e estratégias de implantação para um programa de Qualidade Total com eficiência:

1. Primeiramente deve-se buscar o consenso quanto a Visão de futuro da empresa. Ainda neste momento, se define a Missão da organização, que consiste em estabelecer os caminhos para garantir a concretização da Visão.

2. O próximo passo é a execução de um ciclo de apresentações dirigido a todos os funcionários, enfocando a importância da qualidade e o compromisso da empresa. Este ciclo de apresentações é denominado Sensibilização para a Qualidade e objetiva o nivelamento conceitual de todos os funcionários da empresa.

3. Com os conceitos nivelados, o próximo ato é preparar toda hierarquia da empresa (diretores, gerentes, chefes, supervisores e outros) em técnicas de liderança, motivação e comunicação para a qualidade. Esta atividade auxiliará a apoiar o processo de gestão da qualidade na empresa, principalmente no que se refere à gestão de pessoas.

4. Após a preparação comportamental da hierarquia, capacitar todos em técnicas e ferramentas da qualidade. O objetivo deste passo é instrumentalizar os funcionários em habilidades para solução de oportunidades de melhoria, utilizando a prática das atividades em equipe. Dentre as técnicas recomendadas estão Brainstorming; Consenso; Eficácia de Trabalhos em Equipe; Uso da Estrela Decisória. E dentre as ferramentas: Histograma; Diagrama dos 4M's; Sequencial de Ishikawa; e outras como: Cartas de Controle; Análise de Pareto; Estrela Decisória.

5. A esta altura, todos os funcionários estarão preparados - ou pelo menos informados - para a participação ativa num Programa de Qualidade. Então integrá-los em atividades participativas que estimulem a busca contínua de melhoria (Kaizen). Neste momento implantam-se o método de Times da Qualidade (TQ's), em nível tático e operacional. TQ's são pequenos grupos de funcionários que realizam reuniões semanais para desenvolverem projetos de melhoria no âmbito da qualidade, da produtividade, da redução de custo, da desburocratização, do desperdício, etc.

6. Com os Times da Qualidade em ação, precisa planejar a aplicação de atividades que mantenham o engajamento do Programa de Qualidade.

7. Com a mobilização para a qualidade em ação, conforme a sequencia dos passos de 1 a 6, sobra a organização da empresa quanto aos seus procedimentos, instruções de trabalho, Manual da Qualidade e registros. Esta ação sobre o sistema da qualidade complementa todo processo de mobilização e capacitação dos funcionários em direção à Qualidade Total.

PDCA

Um modelo de melhoria de extrema importância é o ciclo PDCA do inglês Plan-Do-Check-Act, originalmente concebido por Deming. A filosofia deste ciclo é sua aplicação continua, ou seja, a ultima etapa de um clico determina o inicio de um novo ciclo.

...

Baixar como  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »