TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigos Científicos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.604 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera Educacional

7°B- Administração

ATPS- Gestão da Qualidade

Guarulhos

2013

Anhanguera Educacional

7°B- Administração

Aline Alves dos Reis RA: 0000022804

Anderson Gualberto Vilhalba RA: 0000022823

Andréia José da Silva RA: 0000022780

Mauricio Francisco da Silva RA: 0000022848

Monique de Jesus Santos RA: 0000022841

Taticléia Santos Oliveira de Almeida RA: 0000022847

Victor Nikolas Souza Marinho RA: 0000022843

Guarulhos

2013 

INTRODUÇÃO

O método PDCA foi criado com a expectativa de atender ou ao menos ajudar as organizações a obter resultados positivos. Este método gerou grandes possibilidades e meios de auxilia os administradores a forma uma organização capaz de identificar seus pontos positivos e negativos. Planejar seus objetivos, traçar, metas e planos de ação que no decorrer do tempo serão alcançados, balanceando tudo que necessariamente deve estar em ordem para que a organização atinja suas metas para tal período.

É importante e vale ressaltar que todas as ferramentas utilizadas, devem ser manuseadas, ou seja, elaborada e planejada para que se obtenha o resultado final esperado. E fundamental que cada passo seja seguido e cuidadosamente fiscalizado, para evitar que um erro cause grandes prejuízos ao final daquele período.

Planejar é mais do que ter a idéia do resultado que se quer alcançar dentro da organização, e estabelecer metas, critérios, fazer mudanças, identificar pontos positivos e melhorar os negativos. É desenvolver de modo geral uma estrutura, um ponto de partida ao qual denominamos plano de ação que ao ser elaborado elenca sua fase inicial e é traçado para que seguido passo a passo venha se alcançar o objetivo final.

O método quando parte do principio de ser adotado e seguido de forma concreta ela traduz aos números e aos pontos estratégicos quais objetivos e quais são as metas que aquela organização pretende, podendo ser estabelecido dentro do planejamento o período em que o resultado será obtido.

ETAPA 1:

PASSO1

MÉTODO PDCA E FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS:

O Método PDCA também pode ser conhecido como a metodologia de análise e solução de problemas, ou seja, é utilizado nas organizações para gerenciar os processos internos de forma que garantam as metas estabelecidas. Sendo defini9do também como um método de gestão de processos, visualizando seu significado método quer dizer caminho para a meta.

A metodologia baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem

teorias ou hipóteses previamente levantadas. Através da utilização de algumas das ferramentas tratadas anteriormente, busca-se identificar as causas que possam estar relacionadas ao problema em estudo.

A identificação do problema pode ocorrer em qualquer departamento da empresa e, não necessariamente por uma pessoa especializada no assunto qualidade. Mas, a auditoria da qualidade tem a função de evidenciar essas oportunidades. Para cada problema identificado e priorizado, em função de riscos, custos e benefícios para o negócio, podem ser estabelecidos um projeto de análise e solução. O controle da qualidade via PDCA é o modelo gerencial para todas as pessoas da empresa. Este método de solução de problemas deve ser dominado por todos. Todos nós precisamos ser exímios solucionadores de problemas. O domínio deste método é o que há de mais importante no TQC

O ciclo PDCA foi desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, somente sendo introduzido no Japão após a II Guerra Mundial por W. E. Deming por volta de 1950.

A técnica foi trazida ao Brasil por Vicente Falconi Campos que aprendeu com os japoneses.

Assim o planejamento que é representado pela letra P, consiste em estabelecer as metas e objetivos a serem desenvolvidos. Tais metas deverão ser executadas exatamente como foi elaborada, descrita no planejamento. Sendo necessária prudência, educação em respeitar as normas estabelecidas no planejamento, assim sendo, primordial o treinamento.

Deste modo é necessário analisar os dados coletados para fazer um comparativo com os resultados alcançados com o objetivo e com as metas planejadas. Devendo assim, adotar medidas adequadas para atuar o processo em função dos resultados obtidos. Em caso de meta alcançada atuação pode adotar como padrão o plano proposto. Podendo também, agir sobre as causas do não atendimento da meta.

O ciclo PDCA é o caminho indicado para atingir as metas estabelecidas tanto para manter o padrão das expectativas alcançadas ou seja, os resultados positivos já alcançados , quanto para melhorar buscar crescer aumentar o desenvolvimento da organização. Essas alterações mudanças são muitas vezes vistas como problema que deve ser solucionado pela organização, que normalmente tem dificuldade de localizar e resolver os problemas.

Nesta etapa busca localizar o problema e solucionar visando as melhorias futuras. Assim utiliza-se das técnicas importantes e eficazes que são denominadas de Ferramentas da Qualidade capazes de propiciar a coleta, o processamento e a disposição das informações disponíveis. Essas ferramentas são muito importantes a partir do momento em que é praticado este médoto dentro da organização.

A partir da identificação do problema em questão na organização passe-se a elaborar um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com