TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

A evolução da Qualidade

inShare.

--------------------------------------------------------------------------------

RECEBA NOSSO INFORMATIVO!

Preencha com seu e-mail

--------------------------------------------------------------------------------

“Se alguma coisa puder correr mal, ela correrá mal”

Lei de Murphy

Major Edward A. Murphy Jr (1918 - 1990),

Engenheiro aeroespacial de sistemas críticos.

É certo que o Homem sempre se preocupou com a qualidade, ou seja com a conformidade do que produzia. Prova de tal é o fato de mesmo nos registros das civilizações antigas se encontrarem referencias á qualidade. Por exemplo o código de Amurabi cita que “Se uma casa mal-construída causa a morte de um filho do dono da casa, então o filho do construtor será condenado à morte” (Seção 230), revelando a preocupação com a qualidade das construções.

A conceito da qualidade tem evoluído, com especial transformações em marcos fundamentais para a historia moderna, sendo o Séc. XX a idade da Qualidade.

Nos tempos antigos, comum era o processo produtivo e de controlo da qualidade estar centrado num só individuo, o artesão. Este rejeitava os produtos que não cumprissem com os seus requisitos de qualidade, em especial porque o pagamento era baseado na qualidade da peça.

A industrialização vem trazer muitas alterações, ao massificar a produção, o que obriga a que sejam introduzidos novas formas de controlo, obrigatórias pois o artesão dá origem ao operador (muitas vezes sem instrução, não treina para as atividades fabris), que coadjuvava a máquina na produção. A qualidade é assegurada pela perícia do operário, e pelas inspeções .

O sistema Tayloriano,implementado nos EUA, no fim do século XIX, provocou um grande aumento na produtividade, mas provocou também elevadas perdas por questões de qualidade, fazendo nascer assim os primeiros departamentos de inspeção.

Nasce o controlo da qualidade formal, que se caracteriza pela verificação de materiais, peças, componentes, ferramentas e outros estão de acordo com os padrões estabelecidos. Era um processo baseado nas inspeções, o que resultava muitas vezes na rejeição ou retrabalho de lotes inteiros ou então na expedição de lotes fora da conformidade. Os custos associados á qualidade eram substanciais.

Com o inicio do séc. XX, surgem os conceitos de Shewhart (1981 – 1967) genericamente conhecidos por controlo estatístico. A este estatístico se deve também o desenvolvimento da base da carta de controlo.

A primeira grande guerra mundial acaba por demonstrar na prática o risco do trabalho mal executado, em que as falhas do material militar foi atribuído á produção de itens fora das especificações.

Antes da década de 30, a qualidade passava pelas técnicas de inspeção. Por volta dos anos 30, começa-se a concluir que situar a Qualidade em torno da inspeção do produto acabado se estava a tornar manifestamente insuficiente. Inicia-se assim uma segunda fase de evolução da Qualidade, em que a inspeção é complementada por uma atitude de natureza mais preventiva, baseada em metodologias de controlo estatístico.

A garantia da qualidade consiste em todas as atividades planejadas e sistemáticas que são implementadas dentro do sistema de qualidade buscando assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com