TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigos Científicos: Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

01. Discuta porque a qualidade é importante para a competitividade das organizações, da indústria como um todo e dos países.

Hoje a tecnologia não se limita a automizar processos internos de uma organização. A partir do momento em que uma empresa se conecta com outra depende da qualidade dos sistemas de sua parceira e vice versa. Se um para, para o resto da cadeia, ou seja, a qualidade tornou-se crucial no ambiente dos negócios devido à competitividade das organizações, que devem se preocupar com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A maior parte da indústria tecnológica permanece bem longe dos rígidos padrões estabelecidos pelo setor aeronáutico. Cerca de 55% de todo o trabalho realizado pela área de software de uma empresa é destinado à correção de erros detectados em sistemas já em funcionamento, segundo a estimativa do Instituto de Engenharia e Software.A solução para isso é a criação de modelos que se transformem em certificados de qualidade. Na indústria do software, o mais conceituado deles é o CMM (Capability Maturity Model, algo como modelo de maturidade da capacidade de desenvolvimento). Sua criação, não por acaso, está ligada à indústria da aviação. Hoje, os aviões não apenas são construídos, mas voam graças a sistemas computacionais que não podem falhar. Além dos Estados Unidos, a certificação CMM foi amplamente adotada na Índia, hoje um grande polo exportador de tecnologia, e vem chegando com força total ao Brasil. Até agora, apenas 13 empresas brasileiras conseguiram a certificação, sendo que nenhuma tem nível quatro ou cinco, os mais altos estabelecidos pelo modelo. Com a utilização do CMM as empresas conseguiram melhorar a qualidade dos produtos e a produtividade de seus desenvolvedores.

02. Você acredita que a criatividade, tão necessária para os setores intensivos em tecnologia como é o setor de software, pode ser tolhida em razão da existência de regras para desenvolvimento de novos produtos?

Justifique.

Não, a criatividade não pode ser tolhida em razão da existência de regras para desenvolvimento de novos produtos, pois ela é necessária para a criação de produtos e visa buscar novas formas de produção de qualidade, e não se pode limitar a criatividade, pois ela contribui de forma estratégica para a produção que a cada dia precisa de mais criatividade devido aos avanços tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com