TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conflitos

Monografias: Gestão De Conflitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre Gestão de Conflitos, mais concretamente sobre como os líderes podem ajudar com o relacionamento interpessoal mantendo a união de sua equipe para atingir os resultados impostos pelas organizações e também sobre os Indicadores de desempenho que ajudam a medir suas performances.

É objetivo deste trabalho mostrar a importância da boa relação interpessoal que devemos ter no ambiente de trabalho e fora dele, que devemos todos ter ética, ser profissionais, respeitar o próximo entendendo que seu jeito é diferente dos outros profissionais para que se tenha um ambiente agradável e fazendo com que conflitos gerem oportunidades de novos conhecimentos e interações com a equipe, a fim de alcançar as metas postas pela Organização e o quanto medir esse desempenho é primordial para o crescimento da empresa.

O texto abaixo foi elaborado dentro das questões postas e das pesquisas feitas, que fala sobre o que é gestão de conflito, sugestões de um líder para saber lidar com os conflitos em sua equipe e qual o seu papel, os caminhos adicionais para que se tenha maior unificação em um grupo, as ações necessárias da organização para um bom relacionamento interpessoal, o que de fato as empresas estão valorizando e meios de controlar e medir o desempenho da Organização.

A metodologia utilizada neste trabalho foi através de pesquisas bibliográficas e livros de indicação da professora do curso.

CONTEÚDO

Gestão de conflitos existe desde sempre com a existência de pessoas, formas de pensar e de agir podem gerar conflitos ou desagrados dentro e fora das Organizações. Nas Organizações o assunto ainda é pouco abordado apesar de ter uma extrema importância para gerir pessoas pois aos olhos da maioria dos gestores/líderes os conflitos dão o sinônimo de problemas, porém é diante dos conflitos bem administrados e das diferenças que temos novas ideias e oportunidades de crescimento e mudanças necessárias para o crescimento da Organização. Portanto, deve-se sempre conceituar e analisar os conflitos, saber como abordá-los, identificando assim os seus efeitos na organização com o uso de técnicas, práticas e processos corretos no dia a dia.

Existem vários meios de se trabalhar os conflitos e esse trabalho é de extrema importância dos gestores e líderes.

• Saber ouvir – A essência da excelência para a boa comunicação;

• Dar importância ao semelhante – Não somos fortes sozinho, portanto a valorização e respeito pelo próximo é necessário para o crescimento pessoal, profissional e da Organização;

• Não atacar as pessoas e sim os problemas – Sempre levar em consideração o lado profissional e não pessoal. O conflito pessoal pode atrapalhar por conta da insatisfação pelas partes e a falta de harmonia no trabalho pode e muito comprometer a produtividade;

• Sempre ser humilde – Estar sempre disposto a aceitar críticas e podendo através disso até adquirir novos conhecimentos. Novas ideias é necessário para o crescimento;

• Ter argumentos – Sempre se aprofundar no que está sendo argumentado, somente assim poderemos ser assertivos e afiados com a outra pessoa;

• Exercitar a paciência – É de extrema importância para um bom relacionamento interpessoal. Relevar é importante para um bom convívio;

• Trabalhar a aptidão pessoal – Saber lidar com pessoas diferentes é um papel nada fácil, porém é através disso que teremos um ambiente bom e seremos reconhecidos pelo grupo;

• Tratar as pessoas com equidade – A justiça deve ser sempre igual e de prioridade para todos, um caso de desmotivação dentro da Organização como, trabalhar mais que o outro e ganhar o mesmo salário é motivo de um descontentamento podendo assim ter uma maçã podre no grupo, no qual não é nada bom. Nesse caso só cabe a gestão evitar esse problema.

Porém para todos esses problemas de Gestão de conflitos não existe uma fórmula, a grande missão dos administradores é de saber lidar de forma inteligente com as pessoas para evitar um desgaste, desmotivação que levam a falta de criatividade e produtividade baixa para a equipe. Um líder não se deve tomar partido para nenhuma das partes e sim se colocando sempre fora do conflito e fazendo com que o conflito gere oportunidades, sendo estímulos para a equipe e não problemas de questões pessoais ou concorrência na equipe. São necessários métodos eficientes e eficazes para que não se tenha o desgaste da relação interpessoal, preservando assim a harmonia no trabalho e evitando possíveis conflitos.

Formas complementares de que se tenha o grupo ainda mais unido ou alinhados na Organização são:

• Gestão Participativa – Envolver todas as pessoas da Organização, principalmente a os que não tomam decisões sobre o futuro da empresa. Na gestão participativa, o gerente designado ainda tem a responsabilidade final pela tomada de decisões e responder por estas, mas os membros da equipe afetados pelas decisões estão aptos a prover o processo com observações, análises, sugestões e recomendações na tomada de decisões executiva.

• Gestão Holística – Gestão que unifica a imagem de todos os elementos da Organização, ela deixa de ser um conjunto de departamentos que executam suas atividades diferentes ou isoladas para ser vista como um conjunto único. As pessoas são a organização e não pertencem a apenas uma parte dela. No enfoque sistêmico o lucro deixa de ser o objetivo, e passa a ser uma consequência de todos os resultados da empresa, as funções continuam existindo e o que desaparece é a estrutura dos cargos, possibilitando o surgimento de líderes e orientadores, gerando melhor desempenho entre as equipes e eliminando concorrentes para disputarem as posições por eles ocupadas. O RH deixa de ser visto como custo e os consumidores não são mais encarados como receitas, eles são a empresa e não parte dela. Assim, todos os processos e departamentos são valorizados e importantes, unidos em busca de melhores resultados e metas que a organização traçar.

A Gestão Holística traz uma nova ótica do ambiente coorporativo, sem barreiras, com resultados efetivos e contundentes.

As ações das Organizações quanto ao bom relacionamento interpessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com