TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing

Tese: Gestão De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Tese  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

1. Num ambiente de grande concorrência as empresas buscam diferenciais que lhes torne competitivas de forma sustentável. Estes diferenciais devem tanto ser percebidos quanto devem significar um valor para o consumidor. Por outro lado, não deve ser copiado facilmente pela concorrência.

Entende-se que posicionar-se é uma forma de superar a concorrência na competição de determinado mercado, ocupando um lugar importante na mente dos consumidores, e pode dar-se em dois níveis: posicionamento amplo e posicionamento específico. Este último considera vantagens que os consumidores obterão com a compra de um produto específico, portanto a estratégia de posicionamento deve ser percebida pelo consumidor, em qualquer dos elementos do composto de marketing.

Diante disso, dê um exemplo de posicionamento amplo de uma empresa e de posicionamentos específicos para um produto em cada uma das possibilidades abaixo. Pode ser uma só empresa e seis produtos diferentes, ou seis empresas, com diferentes posicionamentos amplos, e um produto de cada uma que utilize uma das seis formas de posicionamento específico. Para tanto, será necessário que você:

I. Escolha uma empresa de âmbito (pelo menos) nacional e produto com o qual você se identifica.

II. Pesquise em revistas e jornais relacionados a marketing, pesquisa de mercado, economia e administração (e seus portais, como: EXAME, ISTO É, VOCÊ SA, HSM MANAGEMENT), também sites, como: portal do marketing, mundo do marketing, marketing de busca, endeavor; portais de entidades e escolas especializadas, como: ESPM, FGV, ADVB, associações de marketing, em premiações do tipo Top de Marketing, da ADVB, e livros de cases de negócios; portais e balanços patrimoniais das empresas escolhidas.

III. Esta pesquisa será utilizada também nas próximas questões.

a) Por atributo: (0,5 pontos)

b) Por benefício: (0,5 pontos)

c) Por uso / aplicação: (0,5 pontos)

d) Por concorrente: (0,5 pontos)

e) Por categoria: (0,5 pontos)

f) Por preço / qualidade: (0,5 pontos)

2. O produto é dotado de algumas características, as quais devem ser descritas bem como elas se vinculam e garantem a estratégia. Descreva o que há nos produtos (as características) escolhidos na questão anterior que fazem com que você reconheça o tipo de posicionamento. E relacione tais características à estratégia adotada, ou seja, para tornar a estratégia real. (3,0 pontos)

3. Dê um exemplo de um serviço (produto intangível) onde a empresa (de serviços) optou por uma estratégia de diferenciação da imagem. Apresente o nome da empresa, o ramo de atuação, a estratégia utilizada e descreva as características do serviço e o valor que elas transmitem ao consumidor (não serve um serviço relacionando ao um produto tangível, ou seja, deve ser comercializado como serviço). A resolução desta questão deve ser feita em um texto escrito de 10 a 15 linhas. Para esta atividade você deverá fazer uma pesquisa na internet de um anúncio publicitário, referente à venda de um serviço. (4,0 pontos)

Obs: A linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com