TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing

Ensaios: Gestão De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

A cada dia as empresas vão se modernizando, visando com isso alcançar um número maior de clientes, para isso é necessário saber quais são suas necessidades, de posse dessa informação os profissionais de marketing trabalhar para realizar sonhos e satisfazer os clientes que, a cada dias se torna mais exigente, mas o Gerente de marketing deve buscar meios de conquistar esse cliente e fazer com que a empresa possa estar crescendo em aceitação e, é claro em lucros.

SUMÁRIO

Introdução 5

Marketing e suas definições 6

Sistemas de registros internos 6

Sistemas de informações de vendas 7

Logística 7

Logística de mercado 8

Sistema logístico integrado 8

Objetivos da logística de mercado 8

Decisões de logística de mercado 8

O serviço de pós venda como diferencial 11

Considerações finais 12

Referências Bibliográficas 13

INTRODUÇÃO

Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.

Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia. Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.

Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.

Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.

Com relação ao comportamento do consumidor potencial, o profissional deve conhecer os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor. Após definir o segmento-alvo e o posicionamento, o gestor de marketing deve tomar decisões em relação às variáveis controláveis de marketing, ou seja, aquilo sobre o que ele pode interferir: os 4 “Ps” – produto, preço, promoção e praça (melhor traduzido por distribuição).

Diante do exposto veremos a seguir definições e ferramentas que ajudam o gestor de marketing a ter sucesso em suas tarefas sendo uma figura fundamental para o desenvolvimento da empresa.

DESENVOLVIMENTO

MARKETING E SUAS DEFINIÇÕES

Mais importante que entender sua definição é compreender que marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para a empresa, em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas.

Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações (DIAS, 2003).

O mundo dos negócios, cada vez mais desenvolvido, gerou a necessidade de melhor conceituar o marketing, explicando sua natureza. Observa-se, então, uma evolução constante nas definições que o caracterizam cada vez mais e de maneira mais ampla.

Mas afinal: O que é marketing?

Vejamos algumas definições:

“É a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição” (DIAS, 2003).

“É estar atento para as tendências do mercado e produzir rapidamente o que o cliente quer” (MARINS, 2005).

“É o processo pelo qual a economia é integrada a sociedade para servir as necessidades humanas” (DRUKER, 1992).

“É a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca” (KOTLER, 1998).

SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS

Os gerentes de marketing dependem de seus registros internos de pedidos, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, etc. é por meio da análise dessas informações que eles podem identificar oportunidades e problemas importantes.

O núcleo do sistema de registros internos é o ciclo pedido-pagamento. Os vendedores, distribuidores e clientes, enviam pedidos a empresa, o departamento de vendas prepara os faturas e transmite cópias para os vários outros departamentos. Itens que estão faltando no estoque são encomendados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com