TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos

Trabalho Universitário: Gestão De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE SÃO VICENTE

CURSO DE LOGÍSTICA

ANTÔNIO NECO DE LIMA FILHO

CÉLIO CIRINO DE SOUZA

KLEBER ANTÔNIO LEAL SOLA

LUÍZ FELIPE DA SILVA

MÁRCIO ALMEIDA DOS SANTOS

GESTÃO DE PROCESSOS

SÃO VICENTE

2013

FACULDADE DE SÃO VICENTE

CURSO DE LOGÍSTICA

ANTÔNIO NECO DE LIMA FILHO

CÉLIO CIRINO DE SOUZA

KLEBER ANTÔNIO LEAL SOLA

LUÍZ FELIPE DA SILVA

MÁRCIO ALMEIDA DOS SANTOS

GESTÃO DE PROCESSOS

SÃO VICENTE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1- PLANEJAMENTO DE PROCESSOS 5

2- JUST IN TIME 7

3- TEORIA DOS 5 S 9

3.1- Senso de utilização e descarte 10

3.2- Senso de arrumação e ordenação 10

3.3- Senso de limpeza 11

3.4- Senso de saúde e higiene 11

3.5- Senso de autodisciplina 12

4- AUDITORIA 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS 15

BIBLIOGRÁFIA 16

INTRODUÇÃO

A Gestão de processo constitui-se na combinação complexa de recursos interdependentes e inter-relacionados que devem perseguir os mesmos objetivos cujos seus desempenhos podem afetar diretamente uma organização de maneira positiva ou negativa otimizando a cadeia de seus processos para atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e máximo índice de acertos.

Seguindo esta lógica utilizaremos a empresa Estrada Transporte que tem atuação expressiva no transporte de cargas especializadas e movimentação de cargas geral e química, podendo atender todas as necessidades de seus clientes, pois esta no mercado há mais de 28 anos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para atender as empresas que necessitem de soluções logísticas como uma das beneficiarias do uso desta pratica de gestão no qual envolve capital humano, capital intelectual, instalações, equipamentos, sistemas informatizados, etc.

1- PLANEJAMENTO DE PROCESSOS

O planejamento dos processos necessários para a realização dos serviços considera as atividades de vendas, aquisição, manutenção, realização do transporte, desenvolvimento e controle (se aplicável), desenvolvimento de competências.

Os requisitos e objetivos da qualidade do serviço;

A definição de procedimento, manuais, instruções, especificações, folhas de processo, definindo os métodos e critérios de aceitação, responsabilidades, frequências, etc.;

Os recursos materiais, humanos e processos necessários;

As atividades de verificação, validação, medição, monitoramento, inspeção conforme apropriado.

Atendimento aos requisitos regulatórios aplicáveis (SASSMAQ/ANVISA);

A empresa utiliza o conceito de Oliveira (1996) que diz:

O fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequencia de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas no processo.

O fluxograma tem por objetivo evidenciar a sequencia de um trabalho permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursos materiais e humanos.

Entenda um pouco da tramitação de processos feita na Estrada Transporte no atendimento aos clientes através deste fluxograma.

FIGURA 1: FLUXO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE.

FONTE: DOS AUTORES.

Toda essa organização voltada as sequencias de ações necessárias para atingir os objetivos/metas e estimar prazos e recursos requeridos de seus clientes internos e externos.

2- JUST IN TIME

O sistema Just in time, doravante denominado JIT, foi desenvolvido no início da Década de 50 na Toyota Motors Company, no Japão, como um método para aumentar a Produtividade, apesar dos recursos limitados (MOURA e BANZATO, 1994).

O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é muito importante para auxiliar a reduzir estoque e os custos decorrentes do processo.

No caso da empresa Estrada Transporte, o Just in time é aplicado da seguinte maneira, o cliente contrata o serviço de transporte, a Estrada busca a carga, armazena se for necessário e entrega no destino (Terminal) para que possa embarcar a carga no dia e na hora certa.

O Just in Time da exportação em produto perigoso é visualizado antes para ver a atracação do navio e se o gate do terminal encontra-se aberto para depositar os contêineres, caso o navio não tenha atracado e o gate não estiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com