TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos

Exames: Gestão De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Processo de Gestão

Resumo

Muitas empresas querem se organizar por processo, mas não tem uma noção dos passos a seguir e providencias a serem tomadas. A empresa é a forma pela qual nós organizamos nossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer.

Empresas como IBM, A HP e a Texas Instruments estão se organizando por processos no esforço para mudar de patamar em termos de desempenho empresarial, de atendimento aos seus clientes e de resultados para seus acionistas. As empresas percebem que é virtualmente impossível mudar de uma organização por tarefas para uma organização orientada por processos sem um claro entendimento do que exatamente faz. O processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa e serviços aos seus clientes.

Para o pessoal das empresas de serviços, os processos são sequencias de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. A importância dos processos de trabalho aumenta á medida que as empresas ficam com conteúdo cada vez mais intelectual ou nas empresas de conteúdo puramente intelectual.

Para enxergar os processos, geralmente eles estão associados ás regras básicas do negocio. Como por exemplo, selecionar os clientes e fazer contrato de seguro com eles; reembolsar os pedidos de indenização por motivo de sinistro nos casos devidos; e manter vinculo contratual com os clientes selecionados. O cliente está no centro das organizações por processos, e o objetivo final dessas empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e a um custo mais baixo. As pessoas precisam aprender a compreender o negocio, a assumir mais responsabilidades e a trabalhar em equipe. O cliente avalia também a rapidez e o conforto para obter o produto e a oportunidade de conseguir o que deseja.

A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalham de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação, a responsabilidade individual e a vontade de fazer um trabalho melhor.

A organização orientada por processos está surgindo como forma organizacional dominante para o século XXI, e abandonando a estrutura por funções, que foi a forma organizacional predominante nas empresas do século XX. As empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação. Já a gestão por processos organizacionais difere da gestão por funções tradicionais por pelo menos três motivos: ela emprega objetivos externos, os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente para onde é necessária.

A essência da gestão por processos é a coordenação das atividades realizadas na empresa, em particular aquelas executadas por diversas equipes de diversas áreas. Nas organizações tradicionais, os processos são ignorados. Elas baseiam-se no fato de que os funcionários têm foco restrito, e a visão mais geral do quadro cabe unicamente aos gerentes. São empresas que ainda precisam passar por uma etapa de conscientização a respeito do assunto.

Para materializar os princípios de organização por processos, partimos da hipótese de que é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com