TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Projetos: Resumo

Trabalho Universitário: Gestão De Projetos: Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Gestão de Projetos?

Gestão de projetos é um campo de atuação e a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas realizadas em grupo. É um conjunto de processos e etapas a serem seguidas para atingir um objetivo específico, utilizando metodologias, cronogramas, avaliar os riscos e viabilidade do projeto. Para tal necessita de objetivos claros, parâmetros de medição, datas de inicio e término que atendam os requisitos das partes interessadas.

O projeto é único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data de inicio e termino que atendam os requisitos das partes interessadas, e trata-se de uma operação de rotina, um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.

O primeiro passo é alcançar uma metodologia, o bom uso dela permite evitar práticas que levam ao insucesso e a equipe será mais eficiente e entregará o projeto com maior grau de acerto em termos de prazos e custos.

Um projeto é temporário empreendido para criar um produto ou serviço, contudo existe inicio, meio e fim, por isso o escopo tem de ser bem definido. Temos que começar a definir o que deve ser feito e o que não deve ser feito, Definindo o escopo ele nos permite entender o projeto e traçar uma linha divisória do que deve ser feito e não. Por exemplo, estabelecer a necessidade do projeto, definir o objetivo, justificativa, entregas e produto final do projeto, alternativas de condução para construção do escopo do projeto, necessidades concretas e expectativas, desempenho, custo, tempo e riscos de alternativa, criar e aprovar a declaração do escopo do projeto.

Quando o escopo estiver definido podemos ir para a fase de execução, com tempo medido em dias ou horas de trabalho, materializando tudo que foi planejado no escopo, essa fase depende de decisões tomadas na fase de definição, a execução pode não ocorrer caso a fase da definição não ter sido feita corretamente. Por isso é importante formalizar os objetivos, intermediários e finais, do projeto. Precisa-se criar viabilidade dentro de um projeto, atrasos na entrega do projeto indicam problemas na sua condução.

Projetos que ficam mudando o escopo têm sérias dificuldades em cumprir um cronograma e estouram o orçamento, temos que documentar meticulosamente o escopo do projeto. Concluindo, o escopo, no fundo, é saber o que deve ser feito para atender a necessidade do cliente. Por isso temos que monitorar, mitigando os riscos que podem impedir o desenvolvimento do projeto, acompanhando o status de cada riscos e ações definidas para enfrenta-los, caso eles podem se tornar problemas reais, avaliando a probabilidade de ocorrência de um risco, o impacto do andamento do projeto e como contorna-lo, acompanhando e controlando aquilo que esta sendo realizado pelo projeto.

Concluindo, um gerenciamento de projetos bem elaborado com todos os requisitos disponíveis, todos os custos definidos você pode obter dele um resultado impressionante durante a execução do projeto, esse é o principal objetivo do gerenciamento de projetos estimarem custos e riscos.

Existindo um levantamento de requisitos bem feitos e uma definição clara do projeto, a probabilidade de erros em um gerenciamento é quase mínima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com