TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Monografias: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. O aspecto objetivo, mensurável da Qualidade, é o processo. É através dele que se pode implantar sistemas como o da ISO-9000, por exemplo. Isto pode ser aplicado desde a fabricação de um automóvel até a confecção de um sanduíche.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional. A qualidade tem existido desde os tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. Inspetores aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais. O movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas. Segundo Feigenbaum (1994:20-22), a evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, tais como:Em 1900 houve a etapa do Controle de Qualidade pelo Operador, um trabalhador ou um grupo pequeno era responsável pela fabricação do produto por inteiro, permitindo que cada um controlasse a qualidade de seu serviço.

Em 1918 a era do Controle da Qualidade pelo Supervisor, um supervisor assumia a responsabilidade da qualidade referente ao trabalho da equipe, dirigindo as ações e executando as tarefas onde fosse necessário e conveniente em cada caso.

Em 1937 a era do Controle de Qualidade por Inspeção, esta fase surgiu com a finalidade de verificar se os materiais, peças, componentes, ferramentas e outros estão de acordo com os padrões estabelecidos. Deste modo seu objetivo é detectar os problemas nas organizações.

Em 1960 a era do Controle de Estático da Qualidade, esta etapa ocorreu através do reconhecimento da variabilidade na indústria. Numa produção sempre ocorre uma variação de matéria-prima, operários, equipamentos etc. A questão não era distinguir a variação e sim como separar as variações aceitáveis daquelas que indicassem problemas. Deste modo surgiu o Controle Estatístico da Qualidade, no sentido de prevenir e atacar os problemas. Surgiram também as sete ferramentas básicas da qualidade na utilização da produção: Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão e Carta de Controle. Esta etapa permaneceu restrita às áreas de produção e a nível de chão de fábrica, se desenvolveu de forma lenta e é aplicada nas organizações até os dias de hoje.

Em 1980 houve o Controle de Qualidade,ela passou de um método restrito para um mais amplo, o gerenciamento. Mas ainda continuou com seu objetivo principal de prevenir e atacar os problemas, apesar de os instrumentos se expandirem além da estatística, tais como: quantificação dos custos da qualidade, controle da qualidade, engenharia da confiabilidade e zero defeitos.

Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Os principais gurus da qualidade foram;

Joseph M. Juran, de acordo com ele qualidade possui as seguintes algumas definições. Qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto e qualidade consiste na ausência de deficiências.

Kaoru Ishikawa, O grande mentor do diagrama de causa-efeito, ou espinha de peixe, ou diagrama de Ishikawa, Através desse diagrama você organiza suas idéias na busca pelas causas do problema. Todo problema é percebido por nós no dia a dia através dos efeitos e só atacando as causas você vai conseguir soluciona-lo de forma eficaz.

William E. Deming, ele deixa alguns pontos muito importantes como, criar na organização uma constância de propósitos no sentido da melhoria dos produtos e serviços, de forma que se torne competitiva, mantenha-se no negócio e gere trabalho, adote a nova filosofia e assuma a liderança da mudança. Os competidores estão fazendo isso e os consumidores têm expectativas crescentes, abandone a inspeção como meio de obtenção da qualidade. A qualidade deve ser construída através da redução das variações no processo. Se as variações nos processos forem diminuídas, não haverá necessidade de inspecionar para separar os defeitos, abandone a prática de privilegiar negócios com base somente nos preços. Caminhe no sentido de ter um fornecedor preferencial para cada item e estabeleça com ele um relacionamento de longo prazo, baseado na confiança e na fidelidade, melhore sempre e constantemente cada processo de produção e prestação de serviços, reduzindo suas variações. Assim, os custos cairão constantemente, introduza o treinamento nos postos de trabalho. Pessoas sem treinamento adequado produzirão com maiores variações, institua a liderança no lugar de chefia no papel da supervisão. O objetivo deve ser coordenar e dar suporte, elimine o medo. Pessoas não realizaram um bom trabalho se não se sentirem seguras, elimine as barreiras entre os departamentos, promovendo a visibilidade entre várias áreas. As pessoas, nas várias atividades, deverão atuar como uma equipe, elimine os slogans de exortação, que muitas vezes nada significam e criam um clima de adversários, elimine a gestão por objetivos com base em indicadores de quantidades, remova as barreiras que impedem os colaboradores em geral de sentirem orgulho do seu trabalho, crie um vigoroso programa de educação e de automelhoramento, caracterize a mudança como sendo responsabilidade de todos e crie na organização uma estrutura capaz de dar suporte a todos os pontos.

Também foi o mentor da poderosa metodologia o PDCA.

Philip Crosby, ele propôs um programa para melhoria da qualidade, como esta escrito em seu livro, segue alguns pontos. Comprometimento da Gerência, a equipe de melhoria da qualidade, cálculo da qualidade, custo da qualidade, conscientização, ação Corretiva, planejamento de Zero defeitos, treinamento de supervisor, dia zero de defeito, fixação de metas, erradicação da causa de erros, reconhecimento, conselhos da qualidade e recomeçar do princípio.

Armand V. Feigenbaum,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com