TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Monografias: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

O que é qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

O conceito de qualidade apóia-se em dois pilares: a qualidade envolve uma

multiplicidade de itens e a qualidade sofre alterações conceituais ao longo do tempo. O

conceito é dinâmico tanto em termos de natureza quanto em termos de alcance. A

dependência do conceito de qualidade em relação ao momento gera uma importante

propriedade nas ações dos setores produtivos: o empenho pelas inovações em produtos,

processos ou métodos de ações (PALADINI, 2008).

Existem diversas abordagens para definir qualidade. Muitos autores definem a

qualidade como critérios operacionais, outros em termos do resultado do processo produtivo,

mas a maioria dos autores define a qualidade como uma relação de consumo.

Qualidade é conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade.

Conceito foi se alterando a medida que a sociedade foi ficando maisexigente, com produtos bons e com qualidades.

Pois hoje é bem visto Custo X Beneficio junto deste está incluso a qualidade dos produtos ou serviços prestados.

O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução?

Gestão de Qualidade trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizadas possível, semimprevistos e improvisos.

A evolução vou devida as grandes perdas, prejuízos em matéria prima e de mão de obra homem X hora trabalhada, pois trabalhavam sem padrões, que com isso causava muitoretrabalho por não ter um padrão

A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

A Gestão da Qualidade é uma ferramenta que visa relacionar o processo de produção

às exigências do consumidor. Segundo Mello et al. (2007) gestão da qualidade tem como

objetivo conduzir a operação de uma organização, visando melhorar continuamente seu

desempenho a longo prazo, focada no cliente e nas necessidades das partes

interessadas.Garvin (2002) afirma que não existe consenso acerca do significado da palavra

qualidade. Os gerentes se interessam por qualidade, mas este termo continua facilmente mal

entendido. Ainda ressalta que ―atualmente, seus sinônimos vão desde o luxo e o mérito a

excelência e o valor‖.

Quais foras os principais “gurus” da qualidade?

Joseph M.Juran - Segundo Juran qualidade possui duas definições:

1. qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto;

2. qualidade consiste na ausência de deficiências.

A essência dessa conceituação ainda é usada hoje em dia, a norma ISO 9000:2005 que trata dos fundamentos e vocabulários do Sistema de Gestão da Qualidade, define no item 3.1.1 qualidade como sendo: o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

William E. Deming - Deming propôs uma importante abordagem de gestão da qualidade baseada na evidência estatística focada na contínua redução das variabilidades dos processos. O objetivo era reduzir o intervalo de variabilidade das saídas de um processo de modo que este se torna-se cada vez mais confiável, por exemplo, para um produtor de anéis que têm um processo de produção onde o resultado final dos anéis apresenta uma medição que varia entre 20 mm a 30 mm de diâmetro é importante que as causas dessa variabilidade sejam analisadas e que esse intervalo diminua, por exemplo entre 24 mm e 26 mm, o que vai gerar consequentemente um processo mais preciso, em acordo claro, com as especificações do cliente.

Kaoru Ishikawa - Contribuiu muito tanto para qualidade como para gestão de empresas, foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade. Como exemplo disso podemos citar osCírculos de Controle de Qualidade - CCQ que são reuniões regulares entre grupos de trablaho de uma determinada área da empresa (podendo ser de áreas diferentes) que se unem para discutir sobre os problemas da qualidade, eles geralmente são voluntários nesse trabalho.

David A. Garvin - contribuiu para uma visão estratégica da qualidade. A qualidade é fator de decisão de compra pelos clientes e usar a qualidade como diferencial competitivo pode ser uma poderosa ferramenta para conquista e retenção de mercados.

É importante apontar que as empresas devem atender aos requisitos especificados pelos clientes, ou seja, o desempenho favorável deverá acontecer onde a importância for maior. Oferecer mais do que o cliente precisa não é inteligente, torna o produto mais caro, o ideal é fornecer o que ele realmente precisa, com a qualidade esperada.

Essa é uma estratégia diferente da competição por custos, que vemos principalmente no varejo, onde os requisitos ficam para segundo plano. Na competição por qualidade é importante identificar as necessidades do mercado para agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com