TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Dissertações: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE GESTÃO DE QUALIDADE

8º SEMESTRE

PIRITUBA

SÃO PAULO

2014

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE GESTÃO DE QUALIDADE

ATPS apresentada ao curso de administração

da Faculdade Anhanguera de São Paulo, como

requisito para a obtenção de nota como

Bacharelado em Administração.

8º SEMESTRE

PIRITUBA

SÃO PAULO 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 1

ETAPA 2 6

ETAPA 3 8

ETAPA 4 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

O tema aqui abordado é a Gestão da qualidade e suas principais ferramentas bem como sua evolução e importância dentro de micro e pequenas empresas.

ETAPA 1

O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO.

O conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que em conformidade com as especificações atente e, por vezes, supera as expectativas e anseios dos consumidores/clientes.

Ao longo do tempo ocorreram mudanças relevantes em sua forma de gestão, essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade.

Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. A busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados.

A Qualidade está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.

O QUE É GESTÃO DE QUAIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO.

A gestão da qualidade total (TQM) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. O TQM tem sido amplamente utilizado em indústria, educação, governo e serviços.

O TQM é composto de estágios tais como: planejamento, Organização controle, liderança. Tanto a qualidade quanto a manutenção poderá ser qualificada de forma total, porque cada empregado que participa é responsável pela realização dos objetivos da empresa.

A comunicação organizacional em todos os níveis torna-se uma peça chave da estrutura da empresa. Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.

A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para micro e pequenas empresas de todo o mundo. A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduz custos internos, aumenta a produtividade, melhora a imagem e os processos continuamente, possibilitando ainda fácil acesso a novos mercados.

Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais.

A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade. Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes.

As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade positiva de mudança. Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem-vinda. Toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada.

Uma organização que se propõe a uma gestão voltada para a "qualidade" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada. As mesmas precisam pôr em prática atividades que visam estabelecer e manter um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS “GURUS” DA QUALIDADE?

Walter Shewhart: Lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com