TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seis Sigma

Tese: Seis Sigma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  Tese  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Durante os anos, houve a revolução industrial criada na Inglaterra, gerando uma série de conceitos, uma delas o de produção continuada. Com o passar das décadas houve a necessidade de uma otimização do processo, tomando 3 princípios como características, Qualidade, Quantidade e Velocidade, aliando esses três parâmetros conseguimos fazer a empresa evoluir.

Buscando esse avanço foram criadas várias metodologias, uma delas o 6 SIGMA, desenvolvida pela Motorola e implantada em outras milhares de empresas, essa metodologia ajuda inclusive a conseguir selos como o ISO 9001, nesse trabalho iremos abordar os principais aspectos e metodologias que envolvem o 6 sigma.

2 QUANDO FOI DESENVOLVIDO E PORQUE

Originalmente o 6 Sigma foi desenvolvido pela Motorola e aperfeiçoado por diversas outras empresas. A metodologia pode ser definida como um nível otimizado de performance que se aproxima do zero defeito no processo de confecção de um produto ou serviço. Assim, quanto mais alto for o sigma do processo, menor será a quantidade de erros.

O 6 Sigma é uma estratégia empresarial disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistêmica, que tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa, por meio da otimização de produtos e processos, com conseqüente aumento da satisfação de clientes e consumidores.

Visa obter melhorias na qualidade e ganhos de produtividade com conseqüente redução de custos, usando conceitos do gerenciamento por processos, controle estatístico de processo (CEP), manufatura enxuta, simulação, benchmarketing e delineamento de experimentos, além dos princípios da qualidade total. Tudo isso com foco na melhoria contínua dos processos, iniciado por aqueles que atingem diretamente o cliente.

Não obstante, mais importante que a definição técnica, é o conceito 6 Sigma como um meio disciplinado e quantitativo para melhorar o desempenho em manufatura, serviços ou processos financeiros, sempre atrelado à estratégia de ação da empresa. Por isso a iniciativa é conduzida por líderes do mais alto nível da organização e permeiam todos os níveis de gerenciamento e operações.

A medição, análise, melhoria e controle (DMAIC) é similar aos programas de melhoria e continuam tradicionais.

Enfim, o 6 Sigma é uma meta de qualidade, que é chegar muito próximo do zero defeito, erros ou falhas, buscando a perfeição.

6 SIGMA é uma metodologia criada e estruturada para reduzir a variabilidade dos processos, conseqüentemente impactando nos produtos e serviços. A letra grega sigma ( s ) é utilizada na estatística para representar o "desvio padrão ".

Este sistema atua nos processos, controlando suas variáveis e otimizando as operações. O nível 6 SIGMA gera apenas 3,4 defeitos (não-conformidade) por milhão processado.

Historicamente, a tendência de utilizar a metodologia 6 SIGMA, a ferramenta estatística da qualidade, teve início quando grandes empresas estavam perdendo competitividade em relação aos concorrentes, que aplicavam métodos estatísticos para minimizar ou eliminar defeitos, sejam de produtos ou serviços prestados.

Pode-se definir "defeitos" como desperdício, imperfeição, deficiência, deformidade, desarranjo, enguiço, falta de atributo, custo da não-qualidade, enfim, dinheiro que está sendo perdido, então, "defeito" é qualquer coisa que gera a insatisfação do cliente (interno ou externo) gerando, portanto, custo para a empresa.

3 O QUE É?

Um programa Seis Sigma visa de maneira estruturada incrementar a qualidade por meio da melhoria contínua dos processos envolvidos na produção de um bem ou serviço, considerando todos os aspectos importantes de um negócio. O objetivo do Seis Sigma é conseguir a excelência na competitividade pelo aprimoramento contínuo dos processos (Rotondaro et al., 2002).

Segundo Harry & Schroeder (1998), Seis Sigma é um processo de negócio que permite às empresas ampliar seus lucros com a otimização das operações, o aumento da qualidade e a eliminação de defeitos, de falhas e de erros, pois está relacionado à melhoria da lucratividade. As empresas que implementam o programa o fazem com a meta de melhorar seus lucros.

A integração e a participação de todos os níveis e funções da organização é o fator-chave para o sucesso da implantação do programa Seis Sigma. Esse envolvimento completo, no entanto, não é suficiente. Outros fatores de extrema importância são um sólido compromisso da alta administração e uma atitude pró-ativa, organizada e sistemática em busca da satisfação das necessidades e dos objetivos dos clientes e da própria organização.

Em resumo, pode-se dizer que o diferencial do Seis Sigma é que ele promove uma mudança na cultura da empresa. Após sua implantação, a organização modifica seu posicionamento em relação aos problemas e à forma de identificá-los e resolvê-los. Segundo Aguiar (2002), as principais mudanças obtidas com a implantação do Seis Sigma são:

• a atuação da empresa volta-se principalmente para o atendimento das necessidades dos clientes;

• todo projeto ou meta a ser desenvolvido deve trazer um retorno monetário, mesmo que mínimo;

• todos os funcionários devem buscar o aperfeiçoamento na condução de seu trabalho, além de procurar eliminar operações que não agregam valor ao produto final;

• os problemas da empresa são considerados problemas de todos os seus funcionários;

• a forma de condução da solução de um problema é padronizada em todos os setores da empresa.

4 COMO APLICAR O 6 SIGMA

A aplicação da metodologia passa pelas seguintes fases:

a) Definição (Identificação de problemas e processos);

b) Medição (caracterização atual e desejada do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com