TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA ESCOLA PUBLICA

Por:   •  13/8/2017  •  Artigo  •  3.627 Palavras (15 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

[1]Ediene Mota Figueira

RESUMO: Este artigo tem por objetivo apresentar a importância da gestão democrática na educação pública. Assim como apresentar possibilidades para uma educação vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Dentro deste meio de pesquisa, utilizou-se do meio qualitativo em uma pesquisa bibliográfica, onde a coleta de informações baseou-se em livros e artigos científicos. O teórico VEIGA (1997) contribuiu para a coleta de informações necessárias para esta pesquisa. Este estudo serviu para conhecermos a importância da gestão democrática, a qual envolve um assunto de interesse dos que se preocupam em fazer uma educação voltada para a integração de todos os atores do ambiente escolar através de um trabalho participativo e democrático enfatizando sua importância para o meio.

Palavras – Chave: Gestão Democrática, Importância, Educação Pública.

ABSTRACT: This article aims to present the importance of democratic management in public education. As well as presenting possibilities for an education linked to legal and institutional mechanisms and the coordination of attitudes that propose social participation: in the planning and elaboration of educational policies; In decision making; In the choice of resource use and acquisition priorities; In the execution of collective resolutions; In periods of school evaluation and educational policy. Within this medium of research, the qualitative medium was used in a bibliographical research, where the collection of information was based on books and scientific articles. The theoretical VEIGA (1997) contributed to the collection of information needed for this research. This study served to know the importance of democratic management, which involves a subject of interest to those who are concerned with making an education focused on the integration of all actors in the school environment through a participatory and democratic work emphasizing its importance to the environment .

Keywords: Democratic Management, Importance, Public Education.

  1. INTRODUÇÃO

No cenário educacional contemporâneo a questão da gestão democrática tem sido alvo de grandes debates, principalmente, na escola pública que muitas vezes interioriza uma gestão pautada no conservadorismo e tradicionalismo. A escola vista como uma organização social, cultural e humana requer que cada sujeito envolvido tenha o seu papel definido num processo de participação efetiva para o desenvolvimento das propostas a serem executadas. Neste contexto, o gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios dos que fazem a comunidade escolar. Partindo desse princípio, a escola precisa rever o papel do gestor escolar no sentido de promover a gestão democrática e sua importância como prática mediadora do trabalho pedagógico. Destarte, cabe a todos que fazem parte do processo educativo, buscar mecanismos de mudança frente às novas perspectivas educacionais no que diz respeito à efetivação da gestão democrática nas escolas públicas de todo o país. Este trabalho enfoca, portanto, a importância da gestão democrática respaldada nas idéias de diferentes autores da área como Gadotti (2001), Silva (1996), Veiga (1997), Vianna (1986), Libâneo (2004), Lück (2006) e Paro (2006). Estes estudiosos partem da premissa de que através da realização de um trabalho participativo, autônomo e democrático, envolvendo todos os segmentos sociais que compõe a escola; podemos contribuir para o rompimento do autoritarismo que ainda permanece no interior das escolas e proporcionar uma reflexão quanto ao papel do gestor na busca de uma escola pública de qualidade. Imprimir uma nova filosofia de gestão implica na ruptura de paradigmas tradicionais e automaticamente nos leva a questionar sobre os aspectos relacionados à gestão democrática que supostamente vem sendo adotada em algumas escolas da rede pública de ensino no Brasil.

Há pessoas trabalhando na escola, especialmente em postos de direção, que se dizem democratas apenas porque são “liberais” com alunos, professores, funcionários ou pais, porque lhes “dão abertura” ou “permitem” que tomem parte desta ou daquela decisão. Mas o que esse discurso parece não conseguir encobrir totalmente é que, se a participação depende de alguém que dá abertura ou permite sua manifestação, então a prática em que tem lugar essa participação não pode ser considerada democrática, pois democracia não se concede, se realiza: não pode existir “ditador democrático”. (PARO, 2001, pp. 18-19)

Dentro deste meio de pesquisa, utilizou-se do meio qualitativo em uma pesquisa bibliográfica, onde a coleta de informações baseou-se em livros e artigos científicos.

É neste direcionamento que apresentamos este artigo. Entendemos que o tema é relevante, pois envolve um assunto de interesse dos que se  preocupam em fazer uma educação voltada para a integração de todos os atores do ambiente escolar através de uma gestão participativa e democrática enfatizando sua importância para o meio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A implantação de um projeto de gestão democrática implica na ruptura com modelos tradicionais de gerenciamento e impõe mudanças no âmbito das escolas e dos sistemas de ensino.

A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores (VEIGA, 1997, p.18),

Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com