TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Democrática nas Escolas Pública

Por:   •  31/1/2017  •  Artigo  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 14

Raimundo Uraktan Gadelha²

Raimundo Uraktan Gadelha

Gestão Democrática nas Escolas Pública

 Municipal de Tabuleiro do Norte-Ceara

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICA

MUNICIPAL DE TABULEIRO DO NORTE – CEARÁ

Tabuleiro do Norte – Ceará

 28 de Outubro de 2016

RESUMO

O processo da democratização da gestão escolar não tem a sua gênese necessariamente no interior da escola. Entretanto o estabelecimento de ensino é um local privilegiado para as mediações e discursões políticos e ideológicos. Possibilitando a construção de um modelo pedagógico que privilegie a gestão democrática no ambiente social e educacional. A construção da gestão democrática é estabelecida na relação mútua entre toda a comunidade escolar, buscando o bem comum e o sucesso do educando em primeiro lugar. A discursão da gestão democrática tornasse uma ação desafiadora tendo em vista a nossa participação em democracias representativas. Entretanto, sabemos que a caminhada é extensa, o que requer de toda a comunidade escolar (Diretores, coordenadores, professores, funcionários e famílias) numa ação conjunta para o enfrentamento dos desafios na busca de uma gestão democrática, que tenha como prioridade a aprendizagem e o sucesso escolar dos educandos como condutor para se alcançar uma formação cidadã numa sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chaves: gestão democrática, escola e aprendizagem.

SUMÁRIO

I – INTRODUÇÃO_________________________________________ 04

  1. Delimitação do problema______________________________ 05

  1. Objetivo da Pesquisa_________________________________ 08

  1. Justificativa ________________________________________ 08
  1. Metodologia utilizada na pesquisa ______________________ 09
  1. Base teórica ou revisão de literatura  ____________________ 10
  1. Resultados e discussão ______________________________ 11

II – CONCLUSÃO ________________________________________ 15

III – REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ______________________  16

 

I - INTRODUÇÃO

O presente artigo cientifico é objeto de uma pesquisa bibliográfica realizada para a obtenção do título de especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI.

O objetivo deste artigo é construir um amplo debate acerca da problemática da gestão escolar, tendo como atores desse processo: diretores escolares, coordenação pedagógica, professores e funcionários que tem atuação no ensino público municipal de Tabuleiro do Norte – Ceara, como também a toda comunidade.

A minha experiência no magistério por mais de dez anos, possibilitou visualizar um processo gradativo de transformação histórica no que diz respeito a gestão escolar no município de Tabuleiro do Norte. Desde a sua fundação os dirigentes escolares neste município o que prevalecia na sua quase totalidade era a indicação política dos diretores e coordenadores do sistema educacional municipal os mesmos eram nomeados pelo gestor municipal configurando o paternalismo que é bastante característico no interior do Brasil.

No início do ano letivo de 2013, a secretaria municipal de educação de Tabuleiro do Norte-Ce estabeleceu novos critérios para a nomeação de diretores e coordenadores através de uma seleção pública, onde os dirigentes foram submetidos a uma avaliação escrita e uma apresentação do plano de ação a ser aplicado nos estabelecimentos de ensinos.

A partir da Lei de Diretrizes e Bases na Educação – LDB/9394/96, passou-se a ter uma abertura maior para o processo de democratização da gestão escolar. Durante a pesquisa, percebi nos encontros pedagógicos que muito se falava em gestão participativa e uma nova visão no papel do diretor escolar. Avanços ocorreram com a criação dos conselhos colegiados, no entanto a participação da comunidade escolar deixava muito a desejar, ficando muitas vezes as decisões sobre a responsabilidade do diretor. O fato é que ainda existem gestores com visões autoritárias centralizadoras comprometendo as tomadas de decisões de forma coletiva.

A gestão democrática nas escolas pública no estado do ceara já é uma realidade, onde o processo de escolha passa por uma seleção pública e os aprovados passam por uma eleição direta envolvendo toda comunidade escolar (professores, funcionários, pais de alunos e alunos). Neste sentido torna-se urgente e necessário abrir um amplo debate em nosso município em torno da construção de uma escola democrática.

O governo municipal junto à secretaria de educação do município está promovendo ações pedagógicas para qualificação dos gestores escolares, visando uma preparação adequada para o gerenciamento de ações no ambiente escolar.

  1. – Delimitação do problema

A questão a ser analisada e delimitada parte do processo da Gestão democrática na escola pública do Município de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará e nesta perspectiva de uma gestão escolar democrática colhemos o depoimento da diretora de uma escola municipal deste município, abordando a questão administrativa, de planejamento e avaliação do processo ensino aprendizagem. Segue o comentário da diretora:

“Ao longo deste três anos e oito meses, como gestora escolar percebi a importância do diálogo do planejamento e de estratégias no relacionamento nos diversos segmentos da comunidade escolar. A nossa atividade pedagógica tem todo um planejamento adequado a realidade de nossa escola, tendo como foco principal o sucesso escolar dos educandos. A nossa equipe pedagógica tem feito um trabalho com muita dedicação e carinho, onde a participação dos pais está sendo bastante significativa, isso está refletindo na melhoria nos níveis de aprendizagem dos nossos alunos. Essa correlação de forças entre família e escola esta sendo fundamental para atingir as metas estabelecidas no projeto politico pedagógico – PP. Para mim é desafiador desenvolver projetos na área de educação, está sendo bastante satisfatório, pois trabalho na área que mais me identifico.”(Wanessa Sildeandra Moreira Gondim, Tabuleiro do Norte, CE, jun, 2016)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com