TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e Desenvolvimento & Gestão do Desempenho

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.628 Palavras (23 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 23

Curso:Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

Disciplinas: Treinamento e Desenvolvimento &

Gestão do Desempenho

.

Alunos:

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora: Milena

João Pessoa/ PB

27/09/2015

Polo de João Pessoa – PB

“O apagão da mão de obra na área de saúde: como gerenciar?”

Responsáveis:

Ao Sr. Carlos secretário de saúde de Guarié

João Pessoa/PB

27/09/2015

Sumário

Introdução..........................................................................................................00

1 Planejamento de Treinamento.......................................................................01

2 Critérios do Bom Atendimento......................................................................03

3 Gestão do Desempenho ................................................................................05

4 Projeto de T&D..............................................................................................00

Considerações Finais........................................................................................00

Bibliografia.........................................................................................................00

Introdução

O referido trabalho foi baseado nos dados de uma instituição pública, mais precisamente de um posto de saúde do bairro de Itamangi, localizado na cidade de Guarié. A pesquisa foi realizada pelo Secretário de Saúde Sr. Carlos Roberto Ruiz onde foi possível identificar a insatisfação dos usuários do posto de saúde, quanto aos serviços prestados pelos seus profissionais; mostrando assim, que o posto de saúde do bairro obteve nota abaixo da média, o que significa que o apagão da mão de obra na área da saúde chegou a sua cidade.

A princípio foram levantadas as necessidades de treinamentos, através da coleta de dados por meio de questionários aplicados aos usuários e aos colaboradores. Com base nesses dados foi definido o programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), que trabalhará para motivar, capacitar e qualificar os colaboradores do posto e assim incentivá-los a melhorar seus desempenhos de forma capacitada e qualificada, fazendo com que ambas as partes fiquem satisfeitas e juntas, alcancem os melhores resultados.

A gestão de desempenho é uma alternativa as técnicas de comparação de resultados esperado x alcançado, pois elabora indicadores claros e bem definidos, direciona os rumos a serem seguidos e avalia para transformar e motivar os colaboradores a atingir os resultados esperados. Trabalhar com gestão de desempenho significa ter ferramentas eficientes voltadas para oferecer alternativas praticas as organizações (sejam essas públicas ou privadas); o bem como identificar os principais pontos a serem trabalhados, assim identificados os pontos, se pode trabalhar com relevância para a obtenção de alto desempenho em um trabalho especifico ou em contextos organizacionais que se façam necessários.

1

1 Planejamento de Treinamento

O desempenho no trabalho é resultante das relações interpessoais do ambiente de trabalho e das características das organizações; essas têm vivido conflitos diários em relação à satisfação e realização dos seus profissionais, e com relação à área da saúde não é diferente.

É necessário preparar-se, afinal é recomendado se estruturar de forma a aplicar e consequentemente atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque está nas pessoas que compõe a organização.

A pesquisa realizada no posto de saúde de Itamangi, apresenta deficiências, e necessita de mudanças no tocante a gestão de desempenho. È preciso investir no processo de treinamento e desenvolvimento das equipes para que essas deficiências sejam amenizadas. Portanto, o treinamento objetiva preparar seus funcionários a desenvolver habilidades, conhecimentos, padronização das tarefas e até mesmo mudar o comportamento, criando assim, um melhor ambiente para atender seus pacientes de forma mais humanizada.

Para o sucesso do projeto é importante contar com equipes capacitadas e abertas para algumas mudanças; a começar pelo administrador do posto, que assumiu que faltava a si próprio, ferramentas e formação enquanto gestor. Para isso foi desenvolvido a pedido do Sr. Carlos, um projeto de T&D para o administrador daquela unidade de saúde, com o objetivo de atuar junto a sua equipe com foco na gestão de desempenho.

O treinamento será uma ferramenta efetiva e eficaz que contribuirá significativamente na melhoria e qualidade dos serviços prestados satisfazendo assim as expectativas internas (administrador, secretário de saúde e colaboradores) e externas (população). Conforme tabela abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com